A abertura oficial da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma iniciativa internacional que busca promover o respeito, a igualdade e o enfrentamento de todas as formas de violência de gênero, tem início nesta quinta-feira (27). A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), participa da iniciativa com o lema “Onde há respeito, há Conquista”.

A ação faz referência ao 25 de novembro, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Trata-se de uma homenagem à luta das irmãs Mirabal, assassinadas em 1960, na República Dominicana, e que se tornaram símbolo de resistência e coragem.

A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” terá a abertura na quinta-feira (27), a partir das 15h, na Praça Nove de Novembro. Na ocasião, será lançado o Banco Vermelho, um símbolo internacional de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. Além de ser uma lembrança às vítimas, o banco é um espaço que visa estimular a reflexão, a conscientização e a mobilização contra violência de gênero.

O evento contará com a presença da prefeita Sheila Lemos, da secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, da presidente do Instituto Banco Vermelho, Andrea Ferreira, da diretora Executiva do Instituto Banco Vermelho, Paula Limongi, além de representantes dos órgãos de Segurança Pública, sistema de Justiça, Conselho da Mulher, Legislativo Municipal e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Confira a programação completa