Cultura
Postado em 21 de outubro de 2014 as 11:26:27
Durante seis dias, Vitória da Conquista respirou o cinema nacional. A décima edição da Mostra Cinema Conquista colocou em cartaz 21 longas-metragens e 35 curtas, todos eles produzidos no Brasil, em vários formatos, temas e gêneros. Iniciada no dia 12 de outubro, a Mostra terminou na última sexta, 17, após reunir, em seus diversos espaços, mais de duas mil pessoas apaixonadas pela sétima arte.
Além da exibição de filmes, o evento ofereceu uma extensa programação acadêmica, visando à formação crítica do público para o cinema e por meio dele. Com oficinas, mesa-redonda, curso, conferências, lançamentos de livros e papo de cinema, o público se encontrou com cineastas, pesquisadores, professores e diversos profissionais que trabalham e estudam sobre o cinema e suas relações.
Nesta edição, a Mostra recebeu nomes como Geraldo Sarno (cineasta homenageado), José Umberto Dias (diretor de “Revoada”), o ator Jackson Costa e os cineastas Rosemberg Cariry, Tuna Espinheira, Edgard Navarro, Cavi Borges, Joel Pizzini, Caru Alves e Daniel Lisboa.
Produções conquistenses – Entre os filmes exibidos durante a programação, seis foram produções conquistenses: os curtas “Reviramundo” (de Glauber Lacerda), “Viola Encantada” (de Paulo Macedo), “Meu Pai Cantô” (de Matheus Augusto), “Amoras” (de Patrícia Moreira), “Zé Silva” (de Rogério Luiz) e o longa “A Doce Flauta da Liberdade” (de George Neri).
Zona rural – Além das exibições no Centro de Convenções e da programação acadêmica no campus da Uesb, a Mostra chegou à dez distritos da zona rural de Conquista e esta programação segue até o dia 24 de outubro. Com exibições do filme “Getúlio” em escolas de Inhobim (no dia 20), José Gonçalves (21), Pradoso (22), São Sebastião (23) e Iguá (24).
A Mostra Cinema Conquista é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com correalização da Casa da Cultura de Vitória da Conquista.