Cultura
Postado em 20 de dezembro de 2012 as 22:06:21
e atualizado em 27 de dezembro de 2012 as 12:23:46
Quem participa do Natal da Cidade, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista há dezesseis anos, tem a oportunidade de ver e ouvir uma programação bem diversificada. São apresentações musicais de artistas e corais, de teatro, dança e terno de reis em três espaços distintos: Praça Barão do Rio Branco, Tancredo Neves e 9 de Novembro.
Os instrumentos também são atração. Na Casa Régis Pacheco, shows instrumentais são realizados até o dia 25 de dezembro, a partir das 19h30. Músicos regionais levam, através das cordas, dos sopros e da percussão, os mais variados ritmos a plateia.
No sábado, 22, se apresenta o Tymbrá Trio, com o espetáculo “Baianíssimo”, que tem como inspiração o samba, a bossa nova, o chorinho e o jazz. Os músicos Tarcísio Santos, Yuri Lima e Felipe Moreno contam com as participações de Koala, Arthur Fabiano, Kleber Moreno, Daniel Novaes e Rita Pithon.
Veja abaixo a programação completa:
15/12 – Show “Natal Nordestino” com Cameratta Dimattos
Grupo instrumental criado pelo músico Emerson DiMattos que vem se dedicando à execução de peças no formato acústico, em que utiliza instrumentos tradicionais de orquestra, como flauta, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão, além da rabeca.
16/12 – Show “Jazz Tupiniquim” com Contrabanda
Formada pelos músicos Luciano PP, Tarcísio Santos, Daniel Novaes e Otávio Henrique, a banda se inspira em música brasileira e no tradicional bebop americano, típico jazz dos anos 50. A Contrabanda alinha um repertório, valorizando desde a simples e graciosa beleza melódica de um baião até os intrincados acordes de bossa e do jazz.
22/12 – Show “Baianíssimo” com Tymbrá Trio
Formada pelo guitarrista Tarcísio Santos, pelo baterista Yuri Lima e pelo baixista Filipe Moreno, o grupo tem estilo natural e inovador através de composições autorais e releituras de clássicos da tradição musical brasileira, com uso de elementos da estética universal como o jazz, o improviso e suas raízes.
23/12 – Show “O samba é meu dom” com Gafieira Brasil
Grupo voltado à valorização da gafieira é formado por músicos de origens distintas. São eles: Daniel Novaes, (trompete e flugelhorn) Paulo Roberto (trombone), Emílio Base (percussão), Juraci (violão) e Rômulo (cavaco).
25/12 – Show “Encantos” com Grupo Brincando de Cordas
Formado atualmente por Rafael Barreto (bandolim e cavaquinho), Júnior Rodrigues (pandeiro), Bruno Rodrigues (violão 7 cordas e cavaquinho) e Mestre Jura (violão), o grupo tem como proposta manter a tradição do choro e dos sambas-canções.