Como parte da programação do Natal da Cidade, dezesseis jovens do Programa Acolhendo e Cuidando realizaram na tarde dessa quarta-feira, 19, na Praça 9 de Novembro, uma apresentação de percussão.  A atividade foi coordenada pelo mestre percussionista, Carlos Broa.

Magna Cristina

A educadora social, Magna Cristina, destaca que as atividades culturais são fundamentais para reintegração e valorização do trabalho dos jovens. “Vejo a atividade artística como uma forma de reinserção social. Ao realizar apresentações como esta, os educandos são reconhecidos pelo trabalho que fazem. Isso elava a autoestima deles”, afirmou.

O Programa Acolhendo e Cuidando atende cerca de 20 adolescentes, entre 11 e 18 anos incompletos, que estejam em situação de rua, e oferece aulas de flauta, hip-hop, capoeira e percussão. O objetivo do Acolhendo e Cuidando é possibilitar, por meio de um espaço de convivência acolhedor, o retorno dos adolescentes para as famílias.

De acordo com o coordenador do programa, Ualy Castro, os adolescentes são encaminhados para o serviço através da Rede Sistema Único de Assistência Social (Suas) e parceiros (justiça, polícia, equipe de abordagem, Cras, Creas, instituições religiosas, entre outros). Após o encaminhamento é feita uma triagem, realizada uma visita domiciliar, e os adolescentes são matriculados nas escolas da rede municipal. Segundo ele, a ação não se trata de internação ou cumprimento de medida socioeducativa, mas sim de um acompanhamento psicossocial.