Gestão e Inovação
Postado em 13 de agosto de 2014 as 16:52:52
Documentos que abrangem o período entre 1893 e 1930 e que trazem um pedaço da história de Vitória da Conquista podem ser consultados pela população no Arquivo Público Municipal. Organizado pela Prefeitura, por meio do Núcleo de Arquivo Permanente do Arquivo, o Fundo das Intendências de Vitória da Conquista é um conjunto de 130 livros, ocupando 3,6 metros lineares de documentação textual.
A coleção contém resoluções, Marcas de Fogo, cadernetas escolares, arrecadação de tributos, cadastro de contribuintes, recibos, memorial de tesouraria, livros-diário, entre outros.
O conteúdo a ser destacado, segundo o coordenador municipal do Arquivo Público, Afonso Silvestre, são as Marcas de Fogo – livros de registro de patente das marcas de ferrar gado. “Essa coleção é um documento importante para o registro da memória da ocupação das terras desta região com a prática da pecuária. As Marcas são também um ícone da memória do coronelismo”, disse.
O coordenador do Arquivo Público Municipal ainda ressaltou a importância da conclusão do trabalho. “É mais um passo vencido pelo Governo Municipal, por meio do Arquivo, no sentido de cumprir sua função de lugar de memória, aproximando essas identidades da população e da academia”, declarou Afonso Silvestre.
Para a organização de todo o acervo, o Arquivo conta com a parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Bolsistas pesquisadores auxiliam na realização das tarefas e, em contrapartida, participam de cursos e palestras sobre Arquivística, Paleografia e outras técnicas relacionadas.
A pesquisa ou consulta do acervo pode ser realizada no horário comercial sob orientação e o acompanhamento dos servidores. O Arquivo fica localizado na Rua do Triunfo, n° 219, Centro.