Notícias
Postado em 15 de julho de 2014 as 13:28:22
A fim de promover a troca de experiências e apresentar novas informações aos ostomizados atendidos pelo Município, foi realizada mais uma palestra voltada a esse público na manhã desta terça-feira, 15. A ação é uma iniciativa da Diretoria de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
A ostomia é o procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização dos sistemas digestivo, respiratório ou urinário, criando um orifício externo denominado estoma. Por isso, o autocuidado foi o tema discutido dessa vez.
De acordo com a enfermeira que atende o grupo, Simone Galvão, as dicas passadas na manhã desta terça foram importantes, pois podem facilitar a rotina dos pacientes ostomizados. “Enquanto profissionais, por mais que a gente passe algumas orientações, eles que são os pacientes e estão lidando com isso no dia a dia, e muitas vezes ficam com dúvidas. Hoje, a gente pode hoje esclarecê-las, para que eles possam ter uma qualidade de vida melhor”, destacou a enfermeira. Sobre as ações de autocuidado, ela ressaltou a necessidade de voltar a atenção ao estoma, à pele que fica em seu entorno e ao manuseio da bolsa de coleta.
Para os pacientes, a cirurgia de ostomia exige um período de adaptação, onde aos poucos é possível incorporar na rotina os novos procedimentos e cuidados a serem tomados. Fabiano da Silva, que convive com o estoma há quase um ano, avaliou positivamente a sua adaptação. “No dia a dia, é preciso ter alguns cuidados para uma pessoa colostomizada. Mas tudo acontece normalmente: trabalho, convivência, vida social”, revelou. Para ele, encontros como este são importantes, pois eles podem conhecer a experiência de outras pessoas que passaram pela cirurgia e, assim, promover o intercâmbio de dicas e conhecimento.
O pequeno André Luiz de Jesus, de apenas 8 anos, já passou por oito cirurgias e está aguardando mais uma. Apesar de ter que lidar com esse procedimento tão cedo, o garoto não se deixa intimidar. Todas as atividades típicas de uma criança, como estudar e brincar, são feitas normalmente no dia a dia. Participante assíduo dos encontros, ele deixou claro a contribuição dessas ações: “Aqui eu aprendo a cuidar da colostomia.”
Associação dos Ostomizados de Vitória da Conquista – A fim de fazer um intercâmbio com órgãos públicos, entre outros objetivos, está sendo fundada a Associação dos Ostomizados de Vitória da Conquista (Aovic). No momento, a entidade está passando pelo processo de constituição jurídica e a previsão é que até o fim do ano as atividades já estejam em funcionamento.
O presidente da Aovic, Jailton Sousa, contou sobre os objetivos a serem alcançados pela entidade: “Queremos ter uma sede própria, com gabinete com médico, estomoterapeuta, nutricionista e psicólogo, para dar suporte aos pacientes. Uma das partes principais da Associação também é ter disponibilidade de bolsas de coleta dentro da necessidade de cada ostomizado. Outro ponto ainda é a divulgação de informações relacionadas às pessoas ostomizadas”.









