Serviço de Referência em Assistência Social do Vila América comemora 6 anos com programação especial
Desenvolvimento Social
Postado em 14 de julho de 2014 as 09:30:45
e atualizado em 22 de julho de 2014 as 12:16:33
Em comemoração dos 6 anos de atuação em Vitória da Conquista, do serviço de referência em assistência social, localizado no Bairro Vila América, está programando uma atividade diferente. No próximo dia 25 de julho, a partir das 8h30, o espaço vai receber a comunidade local para celebrar mais um ano de funcionamento.
As atividades contam com a exposição do trabalho desenvolvido pelo serviço, abordando as ações oferecidas e o cronograma de atendimento. De acordo com a coordenadora do serviço, Larissa Nascimento, a população local tem se renovado, e muita gente ainda não conhece o funcionamento da instituição. Por isso, a divulgação dessas informações é essencial.
Na ocasião, também serão apresentados os novos servidores empossados por meio do concurso público. A equipe passa agora a contar com mais duas assistentes sociais, uma psicóloga, um auxiliar administrativo, três orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e três oficineiros. Além disso, também haverá sorteio de brindes para a comunidade.
O serviço de referência em assistência social do Vila América atende, atualmente, cerca de 2.700 pessoas. Os grupos de atendimento são divididos em Família, Idosos, Crianças e Adolescentes, sendo que esses dois últimos estão inseridos no âmbito do Serviço de Convivência. Integra esse trabalho a população dos bairros Vila América, Urbis VI, Morada dos Pássaros, Vila Elisa, Ayrton Senna, Loteamento Conquistense, Santo Antônio e Jardim Guanabara.
Para Larissa, a ocasião remete à felicidade pelo reconhecimento do trabalho que vem sendo feito ao longo desses 6 anos. “A gente percebe que a comunidade encara o serviço como um órgão em que pode confiar”, afirmou. Para ela, é reconfortante chegar até a população e conquistar o seu apoio.
Um trabalho progressivo, com balanço positivo observado a cada ano, é como a coordenadora de Proteção Social Especial Básica, Cinara Ferraz, define a atuação do serviço. “Avançamos constantemente no sentido de oportunizar aos usuários o acesso aos seus direitos e o conhecimento das suas garantias”, avaliou. Ela lembra ainda que essas ações acontecem por meio dos oito órgãos de mesma finalidade existentes na cidade e uma equipe volante na zona rural. Assim, é praticada a criação de vínculos com a comunidade a fim de fortalecer as políticas públicas no núcleo familiar.