Desenvolvimento Econômico
Postado em 19 de junho de 2014 as 12:53:36
Encontro reuniu o prefeito Guilherme Menezes, o secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico e a equipe do programa
Iniciado oficialmente em Vitória da Conquista no dia 5 de junho, o programa federal Estação Juventude segue em pleno funcionamento, desenvolvendo políticas públicas e procurando atrair para o seu espaço o maior número possível de jovens, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A fim de discutir sobre essas ações, que incluem um mapeamento do público local entre 15 e 29 anos, e conhecer a forma como estão sendo aplicadas, o prefeito Guilherme Menezes foi à sede do Estação Juventude, na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), e se reuniu nessa quarta-feira, 18, com a equipe do programa.
“Discutimos sobre uma gama de ações do Estação Juventude de Vitória da Conquista, com os nossos jovens, e vimos de que maneira o Governo Municipal pode ajudar a materializar essas ações e esses projetos”, sintetizou o prefeito, que fez questão de ressaltar o fato de Vitória da Conquista ter sido um dos 23 municípios selecionados pelo Governo Federal para executar o programa. “Queremos ver essa iniciativa se desenvolver sob todos os aspectos”, complementou.
‘Política pública coerente’ – De acordo com o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano, a reunião foi de avaliação e exposição de novas ideias. “Isso mostra que o Governo Municipal está trilhando um caminho de política pública coerente não somente para a juventude organizada, mas principalmente para aquela que se encontra em vulnerabilidade, que não tem organização e nem identidade com nenhum movimento, mas que está nas ruas, nas periferias, nas escolas, no trânsito e em diversos outros lugares”, afirmou Rudival.
‘Mão dupla’ – O secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Gildelson Felício, considerou a reunião “extremamente proveitosa”, e destacou que a estratégia de atuação do programa consiste tanto em atrair os jovens ao seu espaço, como também em realizar atividades itinerantes. “É ir até onde os jovens se encontram”, disse Gildelson. “Esse é o papel de mão dupla do Estação Juventude. É um espaço onde as pessoas podem vir e participar, mas que também leva suas ações até elas”, acrescentou o secretário.