O objetivo foi simular os procedimentos de segurança que seriam realizados para proteger a população, caso fosse necessário

Os cidadãos que forem ao Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura a partir dessa quarta-feira, 18, a fim de conferir as atrações do Forró Pé de Serra do Periperi, terão sua segurança garantida, logo na entrada, por vinte câmeras de monitoramento – fixas e do tipo speed dome, que produz imagens em 360 graus. Além disso, todos os visitantes também deverão passar por procedimentos de revista com detector de metais.

Além de todo esse aparato, a integridade física de todos os que participarem dos festejos juninos no novo espaço será protegida por equipes de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil, o Samu 192, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o Conselho Tutelar, entre outros. Todos estarão presentes dentro do espaço de eventos do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.

E, com o objetivo de afinar ainda mais a sintonia entre as equipes, uma reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira, 16, no mesmo local, com a participação de todos os órgãos envolvidos nas operações de segurança, e ainda representantes de secretarias que compõem a Administração Municipal. Uma situação-limite, hipotética e, sobretudo, extrema, foi imaginada, para que os órgãos presentes a tomassem como exemplo e simulassem o que fariam, em tal eventualidade.

Rivaldo Gusmão

Esforço coletivo – A reunião foi a culminância de um trabalho que os órgãos de segurança vêm desenvolvendo há pelo menos três meses. “O objetivo, em primeiro lugar, é planejar a ação que poderia ser feita se acontecesse de fato um momento como esse”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão.

Major Selmo

Para o comandante da 78ª Companhia Independente de Polícia, major Selmo, o simulado foi um momento de “coroação” de todo o esforço que foi empreendido para criar as operações de segurança. “O intuito é fazer com que a cidade ganhe um espaço cultural, de lazer, em que as pessoas possam conviver harmoniosamente, e que possa ser utilizado em prol do crescimento da cidade”, observou.

Nagib Barroso

‘Força-tarefa’ – O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, afirmou que o trabalho visa, principalmente, garantir a segurança da população. “Todos os atores responsáveis pela segurança estão promovendo uma força-tarefa para trabalhar integradamente, otimizando as ações e garantindo um evento com total tranqüilidade, que é o objetivo do Governo Municipal”, disse.

Tenente-coronel Moreno

A força-tarefa, por sinal, não se limitará aos festejos juninos, como garantiu o tenente-coronel Moreno, do Corpo de Bombeiros: “Na verdade, o que estamos fazendo hoje vai servir para toda a cidade, durante todo o ano”, afirmou.

Valneide Rocha e Onilda Rodrigues

‘Nota dez’ – Enquanto a reunião transcorria, a pernambucana Onilda Rodrigues entrava no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, acompanhada pela sogra, Valneide Rocha. Natural do Recife, ela está habituada a passar os festejos juninos em sua cidade natal e também em Gravatá. Este ano, como está em Vitória da Conquista, hospedada bem ao lado do espaço, resolveu dar uma conferida no local onde pretende curtir o São João. “Estava aberto e a gente veio para ver como é que estava. Achei ótimo. O Governo Municipal está nota dez”, elogiou a turista, que pretende comparecer a todos os dias do Forró Pé de Serra do Periperi: “Vou todos os dias!”