A ocasião alertou a população sobre a importância de todos se articularem para a erradicação dessa prática

Em meio ao clima de Copa do Mundo e de Dia dos Namorados, a Prefeitura de Vitória da Conquista chamou a atenção da sociedade para outro assunto relacionado ao dia 12 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Como acontece há três anos, programas de proteção às crianças e aos adolescentes do município promoveram, na manhã dessa quinta-feira, uma caminhada com o objetivo de conscientizar toda comunidade para a importância deste tema. Durante a ação, o público pode prestigiar apresentações artísticas como hip hop, percussão, capoeira.

Miguel Felício,  secretário de Desenvolvimento Social

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, a iniciativa é importante para promover os projetos da rede de atenção voltada para esse público, bem como envolver toda a sociedade. “O Município executa as políticas de proteção às crianças e aos adolescentes, mas é imprescindível a participação da comunidade para a erradicação do trabalho infantil”, esclareceu o secretário.

Kátia Freitas, diretora da Proteção Social Especial

Mesma opinião teve a diretora da Proteção Social Especial, Kátia Freitas. Ela explicou que a ação buscou dar visibilidade aos projetos sociais que trabalham combatendo essa prática criminosa. “Um dos nossos objetivos foi conscientizar à população sobre a importância de combater o trabalho infantil, para que ele seja totalmente erradicado”, complementou.

‘Peti’ – O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) foi fundado no ano de 2002 em Vitória da Conquista. Atualmente, o serviço tem a proposta de articular, mobilizar e conscientizar contra o trabalho infantil, recebendo denúncias e encaminhando crianças e adolescentes para os projetos. “O trabalho é desenvolvido em parceria com toda a rede municipal e com Organizações Não Governamentais”, elucida a coordenadora do Peti, Leniram Rocha.

Leniram Rocha, coordenadora do Peti

O capoeirista de 11 anos, João Paulo, demonstrou em palavras a importância de projetos que envolvem crianças e adolescentes em ações sociais. “Antes eu ficava na rua, brincando de bola. Hoje, posso aprender a jogar capoeira e fiz novas amizades. Eu gosto muito”, disse o educando bastante sorridente.

João Paulo,  capoeirista

Conheça mais – O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. No dia 12 de junho, diferentes entidades alertam a sociedade para a realidade do trabalho infantil.