Vitória da Conquista foi um dos 263 municípios brasileiros contemplados pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, para receber um módulo do Centro de Iniciação ao Esporte

Foi exatamente às 9h15 da manhã desta quarta-feira, 11, que Vitória da Conquista, consolidada como uma das cidades mais promissoras da Bahia, certificou mais um importante avanço na área esportiva. A data registra, no município, o início da aquisição de mais um importante empreendimento: o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Nesta quarta-feira, o Termo de Compromisso e o contrato que garantem a implantação do CIE foram assinados pelo prefeito Guilherme Menezes e pelo superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), José Ronaldo Maia.

Vitória da Conquista foi um dos 263 municípios brasileiros contemplados pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, para receber um módulo do Centro de Iniciação ao Esporte. O espaço faz parte da política de ampliação da oferta de infraestrutura de equipamentos públicos esportivos qualificados e das ações que incentivam a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

O projeto compõe a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento do Governo Federal é de mais de R$ 3,3 milhões. “Esse Centro de Iniciação ao Esporte representa mais um exemplo do montante de investimentos que têm sido destinados aos municípios brasileiros nos últimos anos. Certamente ele será fundamental principalmente por ser um instrumento contra as drogas e a criminalidade”, declarou o prefeito Guilherme Menezes.

Em Vitória da Conquista, o terreno escolhido pela Prefeitura para abrigar o CIE está situado na Rua Irecê, no Loteamento Kadija, bairro Patagônia. Assim que a construção do centro estiver concluída, a estrutura terá um ginásio com espaço para quadra com 40 metros de comprimento por 20 de largura, 12 metros de altura e piso sintético com camada de resina de poliuretano. “Certamente será um equipamento de extrema importância para o município e em um local que demandava um equipamento como esse. Sem dúvidas, o Centro de Iniciação ao Esporte vai ser um divisor de águas no Kadija”, destacou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso.

José Ronaldo Maia

Acessibilidade garantida – A arquibancada terá 177 lugares para a quadra, sendo 122 no modelo reversível. Todas as instalações dedicarão atenção especial à acessibilidade, com rampas, plataforma elevatória, banheiros adaptados, portas mais largas e espaço para cadeiras de rodas nas arquibancadas. Haverá ainda espaços para enfermaria, vestiários, copa e áreas reservadas aos setores administrativo e pedagógico. Todo material que será utilizado na construção permitirá conforto térmico e acústico.

O projeto de arquitetura e engenharia do CIE é fornecido pelo Ministério do Esporte. Com a assinatura do contrato e o projeto em mãos, os próximos passos são a licitação da empresa construtora e o início das obras. “Ficamos muito felizes em saber que Vitória da Conquista será beneficiada com o Centro de Iniciação ao Esporte. A construção desse equipamento certamente vai incentivar a população para a prática esportiva e vai possibilitar que a gente descubra novos talentos em nossa cidade”, enfatizou José Ronaldo.

Também participou do ato de assinatura, entre outros membros do Governo Municipal, o secretário municipal da Transparência e do Controle, Nailton Prates e o gerente da Caixa Econômica Federal de Vitória da Conquista, Claudeir Pereira.