Notícias
Postado em 21 de maio de 2014 as 17:28:55
Representantes da Coordenação Municipal da Defesa Civil, do Exército Brasileiro e da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual estiveram reunidos, na última segunda-feira, 19, para discutir sobre o processo de distribuição de água potável realizada pela Operação Carro-Pipa. O encontro foi realizado com a proposta de definir ações sobre o processo de fiscalização e análise da água que é fornecida às comunidades rurais a partir da adesão e parceria da Vigilância Sanitária.
A reunião aconteceu na Coordenação Municipal da Defesa Civil. “Esse encontro faz parte do processo de cadastramento dos veículos que estão transportando água potável para nosso município e também para outras cidades. É um credenciamento que acontece a cada três meses em Vitória da Conquista e
neste ano, durante o segundo cadastramento, houve uma orientação do Comando do Exército Brasileiro, em Salvador, para que a Vigilância Sanitária acompanhe as vistorias dos carros-pipas”, informou o coordenador Municipal da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão.
De acordo com a coordenadora municipal da Vigilância Sanitária, Elucimar Braga, essa participação no processo de fiscalização da água disponibilizada pelos carros-pipa vai fortalecer ainda mais a ação da Vigilância Sanitária junto ao Exército. “Será interessante porque já temos no nosso serviço o Programa Vigiágua, em que a gente faz também a vigilância da qualidade da água para a população”, certificou.
Para o tenente do Exército Brasileiro, Carlos Silva Brito, a participação da Vigilância Sanitária será fundamental. “Nossa função é distribuir água da melhor qualidade possível e, a partir de agora, com a Vigilância Sanitária conosco, a gente tem uma maior garantia de que essa água será verificada, conferida e testada da melhor forma possível”, opinou.
O representante da Diretoria Regional de Saúde (20ª Dires), Fernando Flores Ferraz, também avaliou a ação positivamente. “É um compromisso estabelecido em portaria de garantir ao consumidor a qualidade da água, estabelecida com um grau de potabilidade que garanta essa qualidade”, declarou.





