Governo
Postado em 16 de maio de 2014 as 16:17:19
e atualizado em 20 de maio de 2014 as 11:59:37
A capacitação foi promovida na manhã desta sexta-feira, 16, com a participação da pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Maria Rita Fonseca
Com o objetivo de apresentar o projeto Pluviômetros nas Comunidades, do Governo Federal, a Coordenação Municipal da Defesa Civil de Vitória da Conquista promoveu, na manhã desta sexta-feira, 16, uma capacitação ministrada pela pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Maria Rita Fonseca. Destinada à comunidade e aos técnicos da Defesa Civil, a capacitação foi promovida com a finalidade de explicar o processo operacional do projeto, bem como o uso dos pluviômetros semiautomáticos que foram doados ao Município pelo Governo Federal.
O projeto Pluviômetros nas Comunidades tem como proposta introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco e fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos.
O projeto prevê ainda a distribuição dos pluviômetros semiautomáticos – equipamentos que medem a quantidade de chuva – para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, treinadas para isso. “Nosso objetivo é iniciar uma cultura de prevenção de desastres naturais nas comunidades para que, assim, elas sejam capazes de enfrentar eventos adversos”, contou a pesquisadora Maria Rita. Segundo ela, Vitória da Conquista é um dos 624 municípios do Brasil monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Em Vitória da Conquista, foram doados três pluviômetros que possibilitarão o registro das chuvas nas comunidades de Boa Sorte, Francisco das Chagas e Olho d’Água dos Monteiros. “Esses pluviômetros vão trazer dados importantes para a gente e, acima de tudo, também vão possibilitar a participação da comunidade”, declarou o coordenador municipal da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão. Ainda conforme o gestor, após essa capacitação o próximo passo será a instalação dos equipamentos.