O leite materno é um alimento completo e deve ser o único item na alimentação da criança até os seis primeiros meses de vida. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação protege os bebês contra infecções respiratórias; diminui as ocorrências de morte e os riscos de alergia, de hipertensão, colesterol alto e diabetes; evita diarreia; reduz a chance de obesidade; promove o vínculo afetivo entre mãe e filho; e melhora a qualidade de vida de toda a família.

Para garantir esta alimentação aos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Municipal Esaú Matos – administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista – o Governo Municipal implantou em 2004 o Banco de Leite Humano. O órgão, de acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, é o que mais capta leite na Bahia, possuindo, com isso, o selo ouro fornecido pela Rede.

Rosana Silva

Toda essa excelência conquistada pelo Banco de Leite acontece, sobretudo, graças à existência das chamadas mães doadoras. Pessoas como Rosana Silva, mãe da bebê Vitória, de apenas dois meses. “Comecei a doar leite logo quando saí do hospital com a minha filha. Tinha muito leite e isso me fazia sentir dores nos seios. Agora, que comecei a doar, continuo tendo muito leite, mas não sinto mais dores; é um alívio”, contou.

A doação também foi aconselhada por sua mãe, Marilene da Silva. “Quando vi que minha filha tinha muito leite e que seus seios estavam doloridos, falei para ela não jogá-lo fora e que doasse para o Esaú. Com isso, veja quantas vidas ela está ajudando”, comentou Marilene que comemora com a filha a saúde de sua 14ª neta e o gesto de caridade da filha.

A avó Marilene ao lado da 14ª neta, Vitória, e da filha, Rosana Silva

A coleta do leite produzido e armazenado por Rosana é feita a cada dois dias. Em cada visita à sua residência, a equipe do Banco de Leite recolhe 12 potes de leite. A quantidade chama atenção. Para se ter ideia, em apenas um mês, Rosana doou 36 litros, sendo considerada pela equipe do serviço uma superdoadora. Com mais 74 mães, Rosana está auxiliando na recuperação de vários bebês. “Se cada um fizer a sua parte, poderemos ajudar muitas vidas”, destacou Rosana que, enquanto estiver amamentando Vitória, continuará doando leite.

Em 2014, o Banco de Leite coletou até o mês de abril mais de 340 litros de leite, que beneficiaram 182 crianças da UTI Neonatal. E caso você esteja amamentando e também tem interesse em doar para o Banco de Leite Humano basta entrar em contato com o serviço, por meio do telefone (77) 3420-6237, e efetuar a inscrição como doadora voluntária e receber as instruções para a doação.

A comunidade também pode ajudar o Banco doando frascos de vidro com tampa plástica que servirão para coleta, armazenamento e pasteurização do leite doado.