Notícias
Postado em 14 de novembro de 2013 as 18:10:26
Concluir o diagnóstico da rede de atendimento ao câncer de Vitória da Conquista e elaborar o plano de ações e metas para execução do Projeto Conquista no território municipal. Foi com esses objetivos que o grupo gestor nacional do projeto se reuniu entre os dias 12 e 14 de novembro na Escola de Formação em Saúde da Família.
O grupo nacional é formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), da 20a Diretoria de Saúde (Dires), da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), da Fundação de Saúde da Família (Fesf-SUS), do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Ministério da Saúde (MS).
Durante dois dias, o grupo discutiu os indicadores referentes à oncologia, com destaque para o câncer de mama, de colo do útero, de pulmão e cuidados paliativos, definindo as ações que serão implementadas na Atenção Básica do Município, no período de 2014 e 2015. “Este encontro, além de possibilitar a construção do nosso plano de ação, também aproximou o grupo gestor nacional do projeto”, explicou secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo Sampaio.
O encontro foi dividido em dois momentos: apresentação do perfil epidemiológico do câncer na Bahia e em Vitória da Conquista e discussão e planejamento das ações. “Este foi um espaço bastante participativo de grande interação entre os presentes. Este encontro permitirá a criação de um plano de atenção oncológica que aborde os temas: câncer de mama, colo de útero e pulmão e prevenção aos cuidados paliativos”, avaliou a técnica de Cuidados Paliativos do Inca, Cláudia Neylor.
Projeto Conquista – Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país no projeto-piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer. O projeto se encontra dentro de uma ampla parceria internacional entre os dois países para a área da saúde, envolvendo também a colaboração no campo da produção de biotecnologia.
A mesma proposta será implantada na Província de Vila Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio entre os dois países, de protocolos clínicos e abordagens do câncer.







