Desenvolvimento Social
Postado em 21 de janeiro de 2026 as 17:30:36

Os painéis estão sendo realizados todos os dias desta semana no CIDH
Ao longo desta semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza uma série de painéis temáticos voltados à discussão de pautas relacionadas à população travesti e transexual. As atividades integram a programação do Mês da Visibilidade Trans, em referência ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro.
Os painéis são promovidos pela Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT da Semdes e acontecem no Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH) até a próxima sexta-feira (23), sempre a partir das 14h. Com o tema “Orgulhe-se”, a campanha deste ano busca fortalecer o protagonismo da população trans no município e ampliar o debate sobre o acesso a direitos básicos, como saúde, educação, assistência social e justiça.
Para o coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, José Mário Barbosa, os painéis representam um espaço fundamental de diálogo e formação. “Esses encontros são importantes para dar visibilidade às vivências da população trans e para qualificar a atuação dos profissionais. Quando promovemos o diálogo entre poder público, movimentos sociais e profissionais que atuam nos serviços, contribuímos para a construção de políticas mais inclusivas, baseadas no respeito, na escuta e na garantia de direitos”, afirmou.
Os painéis temáticos desta semana têm como foco a relação da população trans com o sistema de justiça e contam com a participação de profissionais que integram a rede de proteção social. Na atividade realizada nesta quarta-feira (21), as discussões tiveram a presença de conselheiros tutelares.
- José Mário
- Wallas
Para o conselheiro tutelar Wallas Pinto, momentos de diálogo e formação como esse fortalecem a atuação em rede e contribuem para um atendimento mais qualificado. “Para nós, do Conselho Tutelar, este encontro foi extremamente valioso. Tivemos uma tarde de muito aprendizado. Reconhecemos a necessidade de aprofundar nossos conhecimentos sobre as pautas relacionadas à população LGBTQIAPN+, especialmente à população trans. Precisamos desse conhecimento para orientar e direcionar nossos usuários e suas famílias, principalmente os adolescentes, cuja demanda tem aumentado no conselho em questões relacionadas à identidade de gênero. Observamos situações em que pais, por preconceito, rejeitam seus filhos, e compreender essas questões é fundamental para oferecer o suporte adequado”, destacou.
As mobilizações da campanha da Visibilidade Trans seguem até a próxima semana. Além dos painéis temáticos, nos dias 28 e 29 de janeiro será realizado o 1º Seminário Municipal da Visibilidade Trans, também no CIDH. O seminário reunirá palestrantes, lideranças do movimento LGBTQIA+, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas para debater temas como violência contra pessoas trans e travestis, transmasculinidade, transversalidades, a participação do movimento negro na luta travesti e o acesso da população trans ao mercado de trabalho.









