Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), o Castramóvel estará no distrito do Pradoso, a partir das 9h, para o atendimento de cães e gatos dos moradores da localidade. O equipamento ficará na praça principal, próximo à igreja. Também será oferecida a implantação dos microchips que possibilitam a identificação permanente e o registro de informações importantes dos animais.

Os tutores devem levar originais e xerox do documento de identificação (RG) e comprovante de residência. Os animais precisam estar em jejum de 12 horas de comida e duas horas de água.

A equipe de veterinários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) faz a avaliação nos cães machos e nos gatos machos e fêmeas e, estando aptos, eles são castrados. Em relação às cadelas, o agendamento e procedimento são realizados apenas no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), localizado na Avenida Brumado.

O pós-cirúrgico é de total responsabilidade dos tutores, que devem seguir a recomendação dos veterinários, com o tratamento descrito com antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e curativo.

Unidade itinerante do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), o Castramóvel realiza ações semanais, com o objetivo de garantir mais saúde e bem-estar aos animais, por meio da prevenção de doenças, além do controle populacional. Inaugurado em maio de 2024, o Castramóvel fechou o ano de 2025 com mais de 2 mil animais atendidos em diversas localidades da cidade.

A microchipagem faz parte do Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), para gerenciar e monitorar a política pública de controle populacional de animais. Entre os benefícios, o microchip aumenta as chances de encontrar o pet em caso de perda, pois clínicas e centros de zoonoses poderão fazer a leitura do dispositivo. Também combate o abandono, tornando possível a responsabilização pelo crime, previsto em lei. Além disso, é um método seguro e duradouro de identificação, sem necessidade de trocas, e auxilia em emergências veterinárias, pois fornece histórico do animal.