A última turma contemplou moradores dos residenciais do Minha Casa, Minha Vida que estão no território do Cras Jardim Valéria

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) encerrou, nesta semana, a 27ª turma dos cursos profissionalizantes ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), voltados para moradores de localidades beneficiadas por programas habitacionais do município. Ao longo de 2025, a iniciativa já beneficiou mais de 500 pessoas.

A última turma teve como foco a área de produção de alimentos e foi direcionada aos moradores dos residenciais localizados no território do Jardim Valéria, incluindo Margarida, Campo, Campo Verde, Lagoa Azul I, II e III, além do Parque das Flores. Os cursos têm como principal objetivo ampliar as oportunidades de geração de renda e facilitar a inserção no mercado de trabalho, priorizando moradores de empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida e famílias beneficiárias da Regularização Fundiária.

Para o diretor de Habitação de Interesse Social da Semdes, Nildo Freitas, a política habitacional vai além da entrega da moradia. “Nosso compromisso não é apenas com a casa, mas com a construção de um futuro mais digno para essas famílias. Quando investimos em qualificação profissional, estamos oferecendo ferramentas para que as pessoas possam empreender, aumentar a renda e conquistar mais autonomia. Essa parceria com o Senai fortalece esse caminho”, destacou.

Além do diretor de Habitação, o encerramento da turma contou com a participação da coordenadora de Programas e Projetos Habitacionais, Yasmim Chaves, da coordenadora da Proteção Social Básica, Dayana Evelinne, e da gerente do Cras Jardim Valéria, Valdineia Aragão. Representando o Senai, esteve presente o coordenador de cursos, Túlio Dourado.

Para o representante do Senai, a parceria desenvolvida ao longo de 2025 foi bastante positiva. “É sempre engrandecedor realizar esse trabalho em parceria com a Prefeitura, atendendo as comunidades. Nosso objetivo é transformar histórias de vida, e percebemos que isso já está acontecendo. Muitas pessoas já começaram a ter retorno financeiro após a participação nos cursos, e esperamos que, em breve, todos possam colher os frutos desse trabalho”, afirmou Túlio.

Moradora do Residencial Lagoa Azul II, Adriana Silva participou de três cursos diferentes e avaliou a experiência de forma positiva. “Esse curso foi maravilhoso para mim, inclusive porque eu já trabalho na área e agora posso me profissionalizar ainda mais. Aprendi muito, tanto nos cursos de pães salgados quanto no de pães doces”, relatou.