Dezembro Vermelho: Dia D em Vitória da Conquista reforça prevenção e diagnóstico precoce do HIV/Aids
Notícias
Postado em 1 de dezembro de 2025 as 14:00:13

Praça 9 de Novembro
Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira (1º), o “Dia D do Dezembro Vermelho”, na Praça 9 de Novembro.
A ação faz parte da campanha nacional Dezembro Vermelho, que visa intensificar a prevenção, o diagnóstico precoce e a conscientização sobre o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de combater o estigma da doença. Com o tema “A epidemia de Aids não acabou”, o foco principal é sensibilizar a população para o uso do preservativo e garantir que os pacientes diagnosticados mantenham o uso regular da Terapia Antirretroviral (Tarv).
A coordenadora do Caav, Edilene Borges, destacou que o objetivo central da mobilização é o diagnóstico precoce. “Hoje é Dia D de luta contra o HIV. Estamos aqui fazendo essa ação com o objetivo de fazer diagnóstico precoce. Quanto mais diagnóstico precoce eu faço, menos danos eu vou ter para esse paciente. Ele não vai desenvolver Aids. Então, essa mobilização é com esse objetivo” explicou Edilane, que aproveitou para informar que ações seguem durante toda a semana com a a intensificação de testagem no Caav. Ela também informou que as ações de testagem serão intensificadas durante toda a semana: “até sexta-feira, a testagem continuará de forma exclusiva no Caav. Quem deseja ser testado, realizar o teste para HIV, é só procurar o Caav”.
- Edilane
- Maria Aparecida
- Sivaldo
O evento também contou com a participação da Associação Renascer. Uma de suas fundadoras, Maria Aparecida Oliveira, fez um alerta importante sobre a epidemia de HIV/Aids: “A epidemia não acabou, e nós percebemos isso em nosso serviço, que acolheu entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025, mais de sete mil pessoas diagnosticadas com HIV em Vitória da Conquista e cidades da região. Então hoje, no dia luta, nós queremos chamar atenção para esta doença, que tem diagnóstico e tratamento, mas que principalmente tem como prevenir que é usando o preservativo, a camisinha”.
Para Sivaldo de Jesus, de 54 anos, a ação na praça foi uma oportunidade para ele fazer seu teste: “é a primeira vez que eu faço esse teste. É um cuidado importante que a gente tem que ter com a nossa saúde”.
Novidade: Preservativos Ultra-sensíveis e Texturizados
Edilene Borges anunciou que o Caav recebeu do Ministério da Saúde, novos tipos de preservativos. “Essa semana também chegou a novidade, que são os novos preservativos que o Ministério da Saúde está oferecendo. Nós recebemos os preservativos ultra-sensíveis e texturizados do Ministério da Saúde. Um dos objetivos é a adesão das pessoas ao uso do preservativo”.
A distribuição desses novos itens está, por enquanto, centralizada no Caav. No entanto, a expectativa é ampliar o acesso em breve. “Hoje, a distribuição está centralizada no Caav. Para o próximo mês, assim que a gente receber uma remessa maior, as unidades de saúde também estarão recebendo esse novo tipo de preservativo”.

















