Sílvio Jessé apresentando seus trabalhos

Entre os dias 27 e 28 de novembro, alunos da Rede Municipal de Ensino tiveram o privilégio de conhecer a cidade de Vitória da Conquista de décadas passadas, através da exposição de desenhos “Histórias, memórias, lugares”, do artista plástico Sílvio Jessé. A exposição começou no dia 18 de novembro e vai até 10 de dezembro, no Memorial Câmara, localizado no prédio histórico do Legislativo Municipal.

Presente na visita, o artista teve a oportunidade de apresentar seus trabalhos aos alunos da Escola Municipal Prof.ª Ridalva Correia de Melo Figueiredo e do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, do distrito de Bate-Pé. “Esse trabalho são memórias de Conquista. Eu nasci em 1960 e passei grande parte da minha infância aqui em Conquista. E eu venho fazendo trabalhos de desenho da cidade há muito tempo”, informou Sílvio.

“Desde 1998, eu fiz uma série de exposições de pinturas, a óleo ainda, da Conquista antiga. Depois, entre 2003 e 2008, eu fiz outra exposição também, já trabalhando com a técnica de acrílica, mas eu tinha vontade muito grande de fazer com desenho, porque o desenho fica mais detalhado. Como as fotos e as referências são bem antigas, a gente perde muito detalhe, a gente acrescenta e conserta com o desenho. Essa recuperação é feita através de pesquisa, estudo, conversa com os moradores antigos, informações obtidas e outras fotos que se vai juntando e formando esse complexo arquitetônico de Conquista, que é muito bonito”.

Sílvio explicou ainda que os desenhos foram feitos com o bico de pena, a caneta antiga chamada de tinteiro: “Ela tem uma textura muito bonita e hoje em dia a gente consegue tintas nanquim de várias cores. Então eu trabalhei com os tons sépias, os marrons. São vários tons de nanquim, dando uma mistura de ideia de coisa mais antiga e de mais atualidade”. 

O artista se mostrou feliz com a visita dos estudantes: “Muito feliz mesmo, porque permite essa participação do jovem de conhecer um pouco da história de Conquista. Hoje a cidade é bem pujante, grande. É linda hoje e foi linda antigamente, também”.

A aluna Ana Clara, do 7° ano da Escola Eurípedes Peri Rosa, tem 13 anos e apreciou muito a exposição, ao lado da avó Maria Senhora. Medalhista de ouro nas categorias estadual e federal da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), ela foi contemplada com a visita. “O dom que Deus deu na vida desse homem eu achei muito lindo, porque cada pintura, desenho, tudo me encantou. Eu acho que eu nem sabia como era antigamente a cidade onde a gente mora. Muito lindo mesmo!”, elogiou.

A coordenadora pedagógica, Josiane Aguiar da Escola Municipal Prof.ª Ridalva Correia de Melo Figueiredo, foi a responsável por conduzir os alunos do 6° ano até a exposição. “Estamos trabalhando com eles a história da cidade em sala de aula. E ter a oportunidade de vir aqui e mostrar toda essa história em forma de obra de arte é um momento espetacular, único, que vai ficar na memória deles e na minha. É indescritível esse momento para nós”, observou.

Para o aluno Jonas Costa, de 12 anos, valeu a pena ter feito o passeio. “Os desenhos são muito bonitos. Eu gostei da antiga Vitória da Conquista”, disse o estudante, destacando que o desenho que ele mais gostou foi o painel com o “Cristo Crucificado” de Mário Cravo.

Representando a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a subsecretária Selma Maria de Oliveira Silva afirmou ter sido um privilégio e uma emoção muito grande proporcionar aos alunos esta visita.

“Não é só trazer os nossos alunos para observarem a nossa Conquista do passado, mas é fazer um comparativo com a Conquista do presente. Que esses alunos vejam o crescimento e a beleza da nossa cidade. O nosso artista Sílvio Jessé consegue, com sensibilidade muito grande, fazer com que a nossa emoção salte, lembrando do passado e usufruindo do presente. Para o Governo Municipal, é um prazer imenso nós estarmos aqui”, declarou.

O artista

Sílvio Jessé nasceu em Vitória da Conquista e é neto do poeta e jornalista conquistense Laudionor Brasil. Começou a ter interesse pelo desenho ainda criança, por volta dos sete anos de idade. Em 1983, formou-se no Curso de Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal). Posteriormente, fez pós-graduação em arquitetura e design de interiores e psicologia do ensino.

Estreou na vida artística em 1979, participando do 10º Salão de Estreantes da Galeria Panorama, em Salvador. Já participou de mais de 60 exposições, individuais ou coletivas. Atualmente tem trabalhos expostos em países como Espanha, Portugal, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca, Luxemburgo, França, Angola, Itália, Alemanha, entre outros, alguns dos quais são permanentes.

A mostra reúne cerca de 60 obras em bico de pena que retratam paisagens de Vitória da Conquista, desde o início do século 20 até a década de 1970. Ruas, casarões e cenários que marcaram a formação urbana da cidade chamaram a atenção dos jovens, que observaram com curiosidade as diferenças entre aquela Conquista antiga e a que conhecemos hoje.