Defesa Civil
Postado em 19 de novembro de 2025 as 17:58:00
A Prefeitura de Vitória da Conquista, em uma ação conjunta e emergencial, deu início à desobstrução e reabilitação da faixa de servidão localizada no trecho que abrange a Avenida Fernando Spínola e a Travessa Catão Ferraz, com continuidade até o canal da Yolanda Fonseca. A interligação inadequada entre as redes de água pluvial e esgoto, somada à obstrução do canal de drenagem de águas pluviais, agravada na última chuva, causou danos graves e atingiu duas residências, sendo uma delas de maior gravidade.

A operação, coordenada pela Defesa Civil e executada pelas secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Serviços Públicos (Sesep), com apoio do Simtrans e da Guarda Municipal, faz parte das ações preventivas intensificadas pela administração municipal em resposta aos alertas meteorológicos de novas precipitações. A intervenção começou nesta quarta-feira (19) pela parte baixa, avançando para a Fernando Spínola.
“Dando continuidade às ações de prevenção, iniciadas após as chuvas de 9 de novembro, a Defesa Civil Municipal tem intensificado suas atividades em preparação para as próximas precipitações. Estamos fazendo por etapa, começando pela Travessa Catão Ferraz, onde uma casa foi invadida pela água, e vamos subindo porque o maior perigo está na Fernando Spínola, que é onde fica realmente a parte principal do canal, visando proteger tanto os servidores quanto as residências vizinhas”, explica a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas.
Rosa Freitas reforça que um planejamento foi elaborado após cuidadosa análise pós-chuva. A coordenadora também destacou a colaboração pacífica dos moradores, cientes das construções irregulares em área pública.
A primeira fase da operação é a limpeza intensiva para remover todo o material que impede a fluidez do canal realizada pela máquina da Seinfra e 40 servidores da Sesep, com apoio da Empresa Torre. Até a tarde de hoje, a força-tarefa, que conta com cerca de 40 homens, caçambas e trator, já retirou duas caçambas cheias.

Beto Fagundes, coordenador de Limpeza Pública, detalha o trabalho: “A Sesep, sob o comando do secretário Luís Paulo, está dando o apoio devido para desobstruir uma passagem de servidão. Temos que liberar com urgência essa área para que as chuvas, que estão previstas para a noite de hoje, não causem maiores prejuízos para a nossa cidade e para os moradores,” conclui Beto Fagundes.
As próximas etapas, conforme Rosa Freitas, incluem a demolição de estruturas irregulares que obstruem a passagem do canal de esgoto, seguida da execução das ramificações necessárias para as residências por parte da Embasa, garantindo o escoamento adequado.

A faixa de servidão é uma área de terra destinada à segurança e manutenção de infraestruturas como linhas de transmissão de energia, gasodutos, canais de drenagem e rodovias, com restrição de uso do terreno, principalmente para construções.
Alerta Amarelo
Conforme divulgado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o maior volume de precipitação está previsto para esta quinta (20) e sexta-feira (21), respectivamente, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número (77) 3229-3456 ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.









