Notícias
Postado em 19 de novembro de 2025 as 15:00:20
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã desta terça-feira (19), uma mobilização na Praça Nove de Novembro e em outros pontos da cidade para reforçar as ações do Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A atividade integra a programação realizada de 17 a 19 de novembro, com ações educativas em todas as unidades de saúde. As ações incluíram orientações a transeuntes, comerciantes e motoristas.
Equipes de Endemias distribuíram panfletos, apresentaram maquetes educativas e orientaram a população sobre sinais, sintomas e formas de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika.
Durante a atividade, o supervisor de Endemias, Joseilton Ferreira, destacou a importância dos cuidados rotineiros dentro de casa e reforçou a necessidade de intensificar as orientações à população. Ele afirmou: “É exatamente incentivar, intensificar os trabalhos de informação sobre a necessidade de manter e ampliar os cuidados dentro das nossas casas, nos trabalhos, de evitar água parada. Esse é o principal. Água parada e exposta para o mosquito, porque a gente sabe que a água parada, infelizmente, é o que tem cometido tantos problemas de dengue no Brasil e a gente precisa que a população acolha esse entendimento de que armazenar água, sim, mas é importante deixar tampada. É o mais importante, a gente precisa intensificar isso.”
O supervisor também destacou o papel de cada morador no combate ao mosquito: “Olha, a população tem o principal papel, o mais importante, que é tirar aquele tempinho que a gente costuma falar de 10 minutos numa semana, essa é a principal atitude que o morador precisa ter para vistoriar a casa, porque com certeza, em muitas residências têm reservatório exposto, tem sim o criador da dengue, e esses 10 minutinhos bem cuidadosos vão permitir que a gente evite essa proliferação do mosquito.”
Valdemir da Silva, que buscava entender mais sobre o combate à dengue, falou sobre a importância da prevenção e contou que realiza ações em sua casa. “O cuidado é uma coisa vital, né? Tem que ser feita. Tem que ter cuidado. Não se pode esquecer e nem deixar passar, né? É limpeza, não deixar a água parada em lugar nenhum. Qualquer vasilhazinha, lata, qualquer coisa que acumule água pra ficar parada.”
- Leila Maria
- Valdemir da Silva
Já Leila Maria, que enfrentou a doença recentemente, relatou a gravidade dos sintomas e reforçou que a prevenção deve ser prioridade: “É muito importante intensificar o cuidado com a dengue, pois a doença não é brincadeira não. Quase eu morro. Fiquei 12 dias de cama. Minha imunidade foi lá pra baixo, as plaquetas, né? Pois é. E eu acho que a gente tem que prevenir, que é melhor do que remediar. Eu tento eliminar água parada nas plantas, nas vasilhas. Na minha casa tem cachorro, troca água todo dia.” afirmou.
Para denunciar situações de risco, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo número: (77) 3229-3180












