A Câmara Municipal de Vitória da Conquista promoveu uma audiência pública na noite desta segunda-feira (17), para discutir a implantação de macrodrenagem no município. O encontro reuniu vereadores, autoridades, técnicos e representantes da sociedade civil preocupados com o impacto das chuvas.

Presidida por Ivan Cordeiro, presidente da Câmara, com a presença de boa parte dos vereadores, a audiência contou com a participação dos secretários municipais de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Luís Paulo Santos, do engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, além de representantes do Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), conselhos municipais, do setor imobiliário e moradores de áreas afetadas pelas chuvas.

O secretário de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, destacou a importância da audiência para discutir questões cruciais relacionadas à drenagem pluvial. “A cidade enfrenta problemas de alagamentos e enchentes devido à rede de drenagem antiga. Esta é uma grande oportunidade para dialogar com especialistas sobre como podemos melhorar essa infraestrutura e prevenir futuros problemas,” afirmou Yoshiura.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro, enfatizou a urgência das discussões e mencionou a proposta de novo financiamento para obras de infraestrutura que está em tramitação na Câmara. “Recentemente, enfrentamos dias de fortes chuvas e pudemos perceber a necessidade de uma macrodrenagem eficiente. Este debate visa priorizar investimentos, especialmente nesse contexto de solicitação de recursos”, declarou Ivan.

Para o presidente regional do Crea, Raoni Correia, a audiência foi um passo significativo para unir forças em torno da questão da drenagem urbana em Vitória da Conquista. “Precisamos realinhar e reprogramar essas redes para que possamos aliviar as tensões dentro dos canais de drenagem e restaurar a normalidade,” disse Raoni.

Convidado a participar da mesa, o engenheiro Fernando Oliveira afirmou que a macrodrenagem é um dos quatro pilares do saneamento básico. Ele apontou que investimentos em drenagem são fundamentais para a infraestrutura urbana. “Infelizmente, o investimento nesta área é frequentemente deixado de lado até que ocorram calamidades. A audiência de hoje é uma grande oportunidade para esclarecer esses temas técnicos à comunidade”, salientou o engenheiro.