Mais de 300 pessoas acompanharam a exibição e a premiação dos filmes produzidos pelos alunos

Para os cinco jurados* não foi tarefa fácil avaliar os 14 filmes que concorreram a premiações na II Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim, realizada na Escola Municipal Paulo Setúbal na noite da última quinta-feira, 31. E ainda mais por se tratar de produções em que todas as etapas – argumento, roteiro, filmagem – foram desenvolvidas pelos próprios alunos, sob a coordenação dos professores.

Aliúd Almeida

“Avaliar o trabalho de outras pessoas é sempre difícil”, reconheceu um dos jurados, o estudante Aliúd Almeida. “Não dá para simplesmente chegar e julgar o trabalho de alguém. O que podemos fazer é ver o quanto o próprio filme e a forma como ele foi montado e construído estavam atrelados ao que as pessoas queriam passar”, explicou Aliúd, que estuda Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Os jurados trabalharam durante a tarde, assistindo reservadamente a cada um dos filmes e, em seguida, discutindo sobre as premiações, de acordo com as dez categorias. À noite, as produções foram exibidas no pátio da escola, sob a aclamação de mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e moradores em geral de Inhobim e de localidades vizinhas.

Maicon Alves, melhor ator

‘Muito massa’ – Aclamações ainda mais intensas foram ouvidas no momento posterior, quando foram finalmente anunciadas as premiações. E, para atores, produtores, diretores e roteiristas premiados, ouvi-las foi uma tarefa bem agradável. “É muito massa, é muito bom mesmo o que acontece aqui. Os filmes são todos bons. Não tenho o que falar”, empolgou-se o estudante Maicon Alves, 17 anos, premiado como melhor ator por sua participação no curta-metragem humorístico “O Plantão do Barbudo Doido”.

Simara Sena, melhor atriz

Maicon mora no povoado de Abelhas, a 6 quilômetros de Inhobim. Foi lá que ele filmou “O Plantão…”. Além disso, o jovem ator ainda foi produtor e roteirista de outro curta, “A Surra”. No que depender dele, o envolvimento de estudantes com o fazer cinematográfico não deve se restringir apenas aos distritos de Inhobim e Bate-Pé – que sediará, em novembro, a quinta edição de seu Festival de Cinema, evento que deu origem à Mostra de Cinema Estudantil. “Acho que todas as escolas poderiam desenvolver esse projeto”, observou Maicon.

Retorno – O reconhecimento dos colegas também foi importante para Simara Sena, 24 anos, que conseguiu um papel no filme “A Noiva Fantasma”. A atuação da estudante rendeu-lhe o prêmio de melhor atriz coadjuvante. “Falei com meus colegas: ‘Vamos fazer o filme’. Foi muito bom, muito bom mesmo”, lembrou.

Conheça os premiados na II Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim:

Melhor filme: “O Mistério do Desaparecimento de Mary”
Melhor Documentário: “Nossa Comunidade”
Melhor Roteiro: “A Noiva Fantasma”
Melhor Figurino: “Mandioca Braba”
Melhor Fotografia: “Pânico”
Melhor Ator: Maicon Barbosa da Silva
Melhor Atriz: Joelma Vieira de Jesus
Melhor Ator Coadjuvante: Antoniel Rodrigues dos Santos
Melhor Atriz Coadjuvante: Simara Santos Sena
Melhor Produção: “O Mundo das Drogas”

*O corpo de jurados foi composto por Aliúd Almeida, Maria Andréia dos Santos, Maralina Bonfim, Davino Nascimento e Edilúzia Maria Lima.