Desenvolvimento Social
Postado em 13 de novembro de 2025 as 14:30:04
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou nesta terça (11) e quarta-feira (12), o ciclo formativo voltado aos profissionais que atuam nos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes de Vitória da Conquista. A iniciativa contou com a parceria da Paulus Social, e teve como objetivo aprimorar o trabalho das equipes que atuam diretamente na proteção e cuidado de crianças e adolescentes com diferentes perfis e necessidades específicas.
- Trabalhadores da Unidade Municipal de Acolhimento para Crianças e Adolescentes
- Equipes do Acolhendo e Cuidando e da Família Acolhedora
Ao todo foram realizadas quatro oficinas interativas e presenciais, totalizando uma carga horária de 32 horas. A formação contemplou gestores, equipes técnicas e educadores sociais da Unidade Municipal de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, da Unidade Municipal de Acolhimento Acolhendo e Cuidando e do Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora.
Segundo a coordenadora da Proteção Social Especial, Tainá Alves, o ciclo formativo integra as ações de apoio e valorização dos trabalhadores da rede socioassistencial, fortalecendo a qualidade dos serviços oferecidos à população. “O objetivo foi aprimorar o nosso processo de trabalho relacionado às unidades de acolhimento. Todo trabalho foi desenvolvido na perspectiva de melhorar as nossas ofertas, de reconhecer os desafios que nós temos e, a partir disso, pensar em novas proposições e novos rumos para qualificar ainda mais o nosso serviço”, destacou a coordenadora.
- Tainá Alves
- Dayse Cesar
- Cláudia Gomes
O processo formativo foi conduzido pela consultora da Paulus Social e integrante do Conselho Gestor da Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente (Neca), Dayse Cesar Franco Bernardi. Ela ressaltou o envolvimento dos participantes e o impacto positivo da formação no cotidiano das unidades. “Nós construímos junto com eles alternativas que eles possam utilizar no cotidiano dos serviços de acolhimento para garantir a proteção, o cuidado e a reparação para as crianças e os adolescentes acolhidos. É possível observar mais motivação, criatividade e iniciativa nas equipes, que descobriram o quanto oferecem e o quanto podem aprimorar seu trabalho. Trabalhamos o conceito de ser educador, reforçando que educadores e equipes técnicas precisam estar unidos para fortalecer as crianças e suas famílias, favorecendo o retorno e a reintegração familiar”, explicou a formadora.
Para a educadora social da Unidade Acolhendo e Cuidando, Cláudia Gomes, o aprendizado contribui diretamente para o enfrentamento dos desafios diários do acolhimento. “Foi essencial. Era algo que a gente já vinha solicitando. Ajudou a ter uma visão diferente dos conflitos e situações que surgem no dia a dia. Essas formações nos fazem refletir e nos colocar no lugar do acolhido, entender que muitas atitudes vêm de um processo de desenvolvimento. Esse curso foi um momento muito importante e acredito que vai validar e aprimorar nossas ações a partir de agora”, avaliou a educadora social.


















