Notícias
Postado em 12 de novembro de 2025 as 14:15:11
Incidentes com carros arrastados pela chuva são frequentes em diversas regiões do país, e os riscos envolvidos são extremamente sérios, a exemplo de afogamento, por isso, a resposta tem que ser rápida para salvar a vida dos envolvidos. Foi o que aconteceu em Vitória da Conquista. Após ter acesso a vídeos que circulavam na internet de um homem que submergiu junto com o veículo, em um canal da Rua Caracas, durante a chuva do último domingo (9), o Samu 192 entrou imediatamente em ação para atender à vítima e colocar em prática os protocolos de afogamento, caso fossem necessários.
Segundo Graciele Tavares, coordenadora geral do Samu 192, os protocolos de reanimação em afogamentos consistem basicamente no tempo de afogamento que esse paciente pode ser acometido. “Uma pessoa que foi sugada pela água, a gente não tem como determinar quanto tempo ela ficou submersa. Nesses casos, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático preconiza que se é um paciente adulto, você pode reanimá-lo com até 30 minutos. Então muitas pessoas não conhecem esse protocolo e já dá aquele paciente, às vezes, como óbito, sem saber que pode ser reanimado”, explicou.
Isso não se aplicou ao caso de Gerald Saraiva, que saiu do bueiro com vida e sozinho. O caso dele foi classificado como submersão, porém não se sabe ao certo quanto tempo ele ficou debaixo d’água. Ao ser encontrado, ele apresentava hipotermia. “O nosso tempo de resposta foi bem rápido. Quando a equipe chegou, o paciente estava lúcido, mas com muito frio. Em casos como esse, a pessoa precisa ser aquecida, então utilizamos manta térmica e o encaminhamos ao hospital”, explicou a coordenadora do Samu 192.
Protocolos de segurança e primeiros socorros em casos de afogamento
Em casos de afogamento, o primeiro passo é acionar o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Somente deve-se tentar retirar a vítima da água de forma segura, utilizando objetos de alcance, como galhos, cordas ou boias. Após o resgate da vítima, siga as orientações do Protocolo de Suporte Avançado de Vida do SAMU 192, descrito a partir da página 173 do documento oficial, no item AT29 – Afogamento.
Saiba como agir conforme o estado da vítima
- Vítima inconsciente e sem respirar:
É preciso iniciar imediatamente a reanimação cardiopulmonar (RCP). Realize 30 compressões torácicas com profundidade entre 5 e 6 centímetros além de duas ventilações boca a boca. Repita o ciclo até a chegada do socorro; - Vítima inconsciente, mas respirando:
Deite a vítima de lado, colocando-a na posição de recuperação, evitando que ela se afogue por saliva ou vômito. Mantenha a vítima aquecida e aguarde a chegada do socorro; - Vítima consciente:
Retire-a cuidadosamente da água e deite-a de lado para evitar a aspiração de líquidos. É preciso mantê-la aquecida, retirar as roupas molhadas e cobri-la com pano ou toalha seca. Não se deve oferecer nada para comer ou beber. Caso a vítima apresente algum sinal de trauma, não movimente-a e aguarde o atendimento médico.
Orientações
Trafegar durante temporais deve ser evitado sempre que possível. As condições climáticas severas, como chuvas fortes, ventos intensos e baixa visibilidade, aumentam significativamente os riscos de acidentes de trânsito que podem resultar não apenas em danos materiais, mas também em dano real para a vida. Dessa forma, a orientação da Defesa Civil é agir com prudência e evitar qualquer situação de risco.
- Jamais enfrente áreas alagadas: Se a água estiver subindo, o mais seguro é abandonar o veículo e procurar um local elevado. Mesmo com o motor ligado, a força da correnteza pode arrastar o carro.
- Fique atento aos alertas: Acompanhe a previsão do tempo e evite circular por áreas conhecidas por alagamentos durante períodos de chuva intensa.
- Conheça a sua rota: Evite ruas com inclinações ou que fiquem próximas a córregos.
- Verifique os equipamentos: Certifique-se de que os pneus estão em bom estado e com a pressão correta, os limpadores de para-brisa estão limpos e funcionando, e os faróis e lanternas estão em ordem.
- Espere um pouco: Ao começar a chover, espere alguns minutos antes de sair, pois o asfalto fica mais perigoso no início devido à mistura de água com óleo e sujeira.
- Não lave o carro com poças: Evite passar sobre poças de água com velocidade, pois isso pode causar aquaplanagem e comprometer a segurança.
- Diminua a velocidade: A aderência dos pneus diminui em pista molhada, aumentando a distância de frenagem.
- Mantenha a distância: Aumente a distância para o veículo da frente para ter mais tempo de reação em caso de imprevistos.
- Acenda os faróis: Ligue o farol baixo, mesmo durante o dia, para aumentar a visibilidade e garantir que você seja visto pelos outros motoristas.
- Evite manobras bruscas: Reduza a velocidade gradualmente ao frear e evite freadas e acelerações repentinas para não perder o controle do veículo.
- Ligue o desembaçador: Use o ar-condicionado, o desembaçador ou até mesmo deixe uma janela levemente aberta para evitar o embaçamento dos vidros.
- Evite ultrapassagens: A visibilidade reduzida e a pista escorregadia tornam as ultrapassagens mais perigosas, sendo melhor evitá-las.
Em caso de aquaplanagem
- Mantenha a calma: Se sentir o carro “flutuando”, mantenha o volante reto e não freie bruscamente.
- Tire o pé do acelerador: Acelere gradualmente e pare de acelerar para que os pneus retomem o contato com o solo.
- Use o pisca-alerta: Ligue o pisca-alerta apenas se o veículo estiver parado. Em movimento, ele não deve ser usado, exceto em emergências.
- Evite parar no acostamento: Se possível, procure um local seguro fora da via, como um posto de gasolina, pois parar no acostamento pode ser perigoso para o trânsito.






