Educação
Postado em 8 de novembro de 2025 as 09:18:05
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais uma semana de atividades formativas no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna. A primeira, realizada na quinta-feira (6), em parceria com a empresa Mind Lab, envolveu professores da Educação Infantil. A segunda, ocorrida na sexta-feira (7), com os secretários escolares, foi promovida pela Legalização Escolar.

Formação com Professores da Educação Infantil
Formador de professores da Mind Lab, Thiago Lopes realizou um workshop para demonstrar o uso da metodologia do programa Mente Inovadora, que é um parceiro da Smed. “Com os professores da Educação Infantil, nós estamos explorando as aulas propriamente ditas do programa. Trabalhamos jogos de raciocínio com as crianças de quatro e cinco anos para desenvolver as competências socioemocionais, raciocínio, o respeito. Então, tem diversos campos de experiência de aprendizagem”, observou o formador.
Para a coordenadora pedagógica da equipe de Educação Infantil do Núcleo Pedagógico da Smed, Kátia Prado, o workshop teve caráter formativo, reflexivo e dinâmico. “Reunimos os coordenadores e professores que vêm aplicando as metodologias do programa Mente Inovadora nas instituições de ensino e têm contribuído significativamente para o desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças”, resumiu a coordenadora.

Thiago apresentando o Jogo Didático
A professora Bruna Jullyeti de Jesus, que atua na turma de cinco anos na Escola Municipal Anísio Teixeira, considerou importante o momento de formação presencial. “Temos as formações online também, mas a presencial mostra os jogos e apresenta os que não são da nossa turma. E vemos outras possibilidades e trocamos experiências diretas que às vezes, pela internet, não acontecem”. Ela ainda elogiou os materiais utilizados nos jogos: “São de excelente qualidade e muito bons para o trabalho pedagógico”.
A Mind Lab é uma empresa pioneira no Brasil em educação socioemocional, preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Está presente em mais de 140 municípios no país, tanto em escolas públicas como privadas.

Kátia e Júlia Alves da Educação Infantil Smed
Formação com secretários
Na formação com os secretários escolares, a coordenadora da Legalização Escolar, Carmen Freitas, informou que seriam abordadas a portaria de matrículas para o ano letivo de 2026 e o diário de classe digital. “As matrículas começam na terça-feira, dia 25, para os alunos que irão permanecer na mesma unidade escolar. Etapa rápida, simples, os pais ou responsáveis vão até a unidade escolar para atualizar dados e documentos, se necessário, e assinar o comprovante de matrícula”, explicou.
Nas outras etapas do cronograma, segundo Carmen, a diferença está no fato de haver um dia específico de agendamento para as pessoas com deficiência (PCD). “O sistema de agendamento online continua sem alterações, com facilidade para acessar”, ressaltou a coordenadora.
- Carmen
- Bruna
Em relação ao Diário Digital, Carmen destacou a implantação neste segundo semestre: “Várias formações com gestores, coordenadores, professores e secretários foram realizadas para aperfeiçoar e aprimorar. Agora, estamos atualizando o sistema e chegamos ao final o ano fazendo a avaliação, frequência, notas e a conclusão do diário”.







