Teve início nesta sexta-feira (7), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, a 11ª edição da Feira Cultural Plural de Vitória da Conquista, realizada pelo Instituto Singular, com o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Cultura (Secult), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), do Sebrae, do Sest/Senat e também dos Governos Estadual e Federal.

A feira, que acontece até este sábado (8), das 8h às 19h, foi idealizada pela médica e artista Rosa Aurich e visa promover a identidade regional, fortalecer o turismo e a economia sustentável, e fomentar a cultura da cidade. Nesta edição, foi escolhido como tema a Serra do Periperi e sua flora nativa, em especial, o melocactus conoideus.

A prefeita Sheila Lemos compareceu ao evento, acompanhada pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, de Cultura, Xangai, e por membros do governo municipal. Na mesa de abertura, o secretário Marcos Ferreira anunciou o lançamento do Plano de Ação Territorial de Turismo e Cultura do Sudoeste Baiano e a inclusão de Vitória da Conquista no calendário turístico nacional a partir da adesão ao Selo Embratur.

Celebrando a consolidação da Feira Cultural no calendário de eventos, o secretário Marcos Ferreira destacou a importância das manifestações culturais para o fomento do turismo local. “A partir do selo da Embratur, o município poderá receber recursos e passará, de fato e oficialmente, a existir como destino turístico no país. Além disso, a viabilização do Polo Têxtil trará possibilidades de emprego, renda, desenvolvimento e dignidade para a população de Vitória da Conquista”, declarou Ferreira.

Também participando da mesa, o coordenador de Turismo da SMDE, Segundinho Bezerra, salientou a importância de participar da Feira Cultural que tem o intuito de destacar o turismo sustentável desenvolvido em Vitória da Conquista. “Aqui a gente pode ver a riqueza que o turismo traz para o município, na sua simplicidade, através do artesanato, das artes, da menção à Serra do Periperi. Acredito que a feira seja um presente para o município de Vitória da Conquista na semana do aniversário de 185 anos da cidade”, complementou o coordenador.

Para a idealizadora do evento, Rosa Aurich, a parceria entre instituições tem fortalecido o desenvolvimento de movimentos culturais na cidade. “A Prefeitura tem um papel fundamental, pois o evento aborda turismo sustentável, meio ambiente, educação e cultura popular, com as datas escolhidas em relação ao aniversário da cidade. A feira apresenta música, dança, moda, artesanato e ciência, com apoio de instituições de ensino, simplificando o conhecimento para a comunidade”, acrescentou Rosa.