Auditório da OAB

A Prefeitura de Vitória da Conquista lançou nesta sexta-feira (7), a campanha Novembro Azul com o tema “Unidos Pela Vida, seguimos mais fortes! Previna-se, Movimente-se, Cuide-se”. O evento ocorreu no auditório da OAB, marcando o início de uma série de ações voltadas para a saúde do homem e o fortalecimento do cuidado integral, com foco especial na prevenção e acompanhamento da diabetes. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado masculino, incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e a realização regular de exames. 

A solenidade contou com participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tarsis Oliveira, da vereadora e presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal,  Lara Fernandes,  da diretora da Atenção Básica, Taise Alcântara, e do vice-prefeito Dr. Aloísio Alan, que destacou a importância das campanhas de prevenção para o aumento do acesso da população ao diagnóstico precoce e oportuno de doenças como o câncer de próstata e do diabetes. 

“No caso do câncer de próstata já está provado pela ciência que o diagnóstico precoce possibilita a cura em 90% dos casos, permitindo uma vida tranquila após o tratamento. O mesmo serve para diabetes que se diagnosticada e controlada permite uma melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem com essa condição. E a Prefeitura tem realizado grandes investimentos, ampliando a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde para melhor acolhimento aos nossos usuários do SUS”.

A secretária de Saúde, Fernanda Maron, enfatizou a necessidade de o autocuidado ir além do mês de novembro, celebrando o lançamento do novo protocolo de diabetes da cidade: “Estamos na semana comemorativa do aniversário da nossa cidade, fazendo o lançamento da campanha Novembro Azul, que é referente ao mês, mas queremos sensibilizar toda a população masculina sobre a importância do autocuidado, que acontece nos 365 dias do ano e não apenas no mês de novembro.” enfatizou. 

Fernanda também falou da importância do protocolo. “Nós estamos aqui lançando o nosso protocolo de diabetes. Então, é um momento especial para a nossa gestão municipal, uma vez que estamos fortalecendo a atenção primária no nosso município. E sabemos que a diabetes e a hipertensão são duas doenças de prevalência no Brasil, e no município de Vitória da Conquista não é diferente”. 

A coordenadora de Sado Adulto, Maria Clara Costa, detalhou a amplitude da campanha, que une a saúde do homem com o Dia Mundial de Prevenção da Diabetes: “O Novembro Azul esse ano vem com a campanha mais fortalecida, e unidos pela vida, seguimos o dia mais forte na perspectiva de falar da saúde do homem e do cuidado integral da pessoa que convive com diabetes, já que no dia 14 de novembro nós temos o Dia Mundial de Prevenção da Diabetes”. 

Ana Clara lembrou que a campanha iniciou nas unidades de saúde desde o dia 1º de novembro. “E nós seguimos avançando com o cuidado integral durante todo o ano. Nós fazemos esse evento para chamar a atenção dos homens, para trazer a população, as pessoas que vivem com diabetes, trazer mais para perto, para a unidade de saúde, mas nós estamos durante os 12 meses do ano fazendo essa saúde chegar mais perto de cada uma das pessoas.”

Ao longo do mês, a Prefeitura intensificará as seguintes ações:

 * Rastreamento do Câncer de Próstata: As ações serão definidas por avaliação individual nas Unidades de Saúde, considerando histórico familiar, sintomas e fatores de risco, conforme a nota técnica atualizada do Ministério da Saúde, que desorienta o exame PSA como ferramenta principal de rastreio em massa.

 * Ampliação de Exames: Será ampliada a oferta de dosagens de Hemoglobina Glicada (HbA1c), exame essencial para o rastreio, acompanhamento e avaliação do controle glicêmico.

* Fortalecimento da Atenção Primária: Com o apoio dos profissionais da Equipe Multiprofissional (eMulti) e das Farmácias da Família, o objetivo é reforçar a vigilância e o cuidado com as condições crônicas no território, com atenção especial à população acima de 40 anos.

O foco da campanha é levar a saúde de forma contínua e próxima à população, reforçando a importância da Atenção Primária na coordenação do cuidado, com realização do dia D de prevenção em todas as unidades de saúde do município até o dia 31 de novembro.