O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III), que oferece atendimento especializado a pessoas em uso de álcool e outras drogas, completa 23 anos de funcionamento em Vitória da Conquista nesta quinta-feira (6). A comemoração antecipada ocorreu no dia 29 de outubro, durante uma assembleia que reuniu usuários, familiares, profissionais e representantes da rede de apoio.

O encontro contou com oficinas temáticas sobre cidadania, voltadas ao fortalecimento da autonomia e do exercício dos direitos das pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Também foram discutidas as demandas apresentadas na caixa de sugestões, reclamações e elogios, e exibido um vídeo com relatos de profissionais e usuários que fizeram parte da história do serviço desde os tempos do antigo Centro de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (CEAD),  unidade que deu origem ao CAPS AD III.

A celebração foi marcada por momentos de escuta ativa, acolhimento e confraternização, reafirmando o compromisso do CAPS AD III com o respeito, à liberdade e o combate ao estigma sofrido pelas pessoas em uso de substâncias psicoativas.

Sobre o CAPS AD III

O CAPS AD III funciona 24 horas por dia, oferecendo acolhimento, convivência e reabilitação psicossocial em liberdade, com o objetivo de promover o cuidado comunitário, a autonomia e a reinserção social dos usuários. A unidade realiza oficinas, grupos e ações comunitárias, fortalecendo vínculos familiares e sociais.

A equipe é composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos, educadores sociais, pedagogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de educação física, agente de ação social, manipuladoras de alimentos, auxiliares administrativos e de serviços gerais, entre outros. 

 

A história do serviço começou em 1999, com a criação do Centro de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (CEAD), credenciado em 8 de novembro de 2002 como CAPS AD II. Em 2015, foi requalificado para a modalidade CAPS AD III, passando a funcionar inclusive em finais de semana e feriados.

O CAPS AD III não tem caráter de internação prolongada. Quando há necessidade de atendimentos médico-hospitalares mais complexos, como emergências ou procedimentos específicos, o serviço realiza o encaminhamento adequado à rede hospitalar.