Notícias
Postado em 6 de novembro de 2025 as 07:10:31
Esta semana, pesquisadores da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) estão em Vitória da Conquista com o objetivo de verificar a operacionalização da Política Nacional de Educação Permanente. O município foi um dos 52 selecionados para participar da pesquisa em todo o país.
Para este trabalho, estão sendo feitas análises de documentos e entrevistas com gestores públicos, instituições de ensino, docentes, além de representantes de conselhos e de órgãos ligados a educação permanente na saúde pública.

Secretária de Saúde, Fernanda Maron, e assessora municipal de Educação Permanente, Larissa Pimentel, recebem as pesquisadoras da RedEscola, Patrícia de Oliveira e Thaís Lacerda
Na tarde dessa quarta-feira (5), os pesquisadores da RedEscola, visitaram a Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, a secretária de Saúde, Fernanda Maron, ressaltou a importância da escolha de Vitória da Conquista para a consulta. “A educação permanente é uma das melhores estratégias do Sistema Único de Saúde, pois é através da educação permanente que qualificamos e fortalecemos tanto os profissionais da saúde quanto os nossos processos de trabalho”, disse.
- Fernanda
- Patrícia
Ainda segundo a secretária, é desejo do Governo Municipal implementar uma política de educação permanente em saúde do município. E esse desejo chamou a atenção dos pesquisadores da RedEscola. “Participamos do Encontro Nacional de Escolas Municipais de Saúde, e Conquista, apesar de não ter uma escola, tinha um representante. Então entendemos o interesse em desenvolver a educação permanente aqui”, explicou a pesquisadora da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, Patrícia de Oliveira.
A previsão é que os resultados do estudo sejam apresentados no próximo ano. A partir dela, será possível vislumbrar conquistas, potencialidades e desafios da Política de Educação Permanente no país.







