Cerca de 60 jovens que estudam na extensão do Colégio Polivalente – anexo de Bate-Pé – participaram de uma revisão completa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Enem Itinerante, projeto promovido pela Coordenação de Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com o curso Zênite. 

Aulão em Bate-PéA coordenadora pedagógica do Colégio Polivalente, Naira Silva, destacou que desde o início do ano letivo, a equipe escolar vem incentivando os estudantes a se prepararem para o Enem. Segundo ela, os professores e a direção têm orientado as turmas sobre as formas de ingresso no ensino superior, além de esclarecer dúvidas sobre a Lei de Cotas e demais políticas de acesso à universidade. 

Ao comentar a importância de iniciativas voltadas à educação e ao acesso a novas experiências, a coordenadora ressaltou que ações como essa têm um impacto significativo na comunidade. “As oportunidades aqui em Bate-Pé são poucas, escassas para os alunos, então todas as oportunidades que podemos trazer, eventos, parcerias, nós sempre os abraçamos aqui, porque é muito importante”, conta Naira.

O aulão contou com a participação das professoras Iasmin Brito, responsável pela disciplina de Redação, e Mirtes Marinho, que atua nas áreas de Sociologia e Filosofia. Para as professoras, a iniciativa reforça aos estudantes que o ingresso no ensino superior é um caminho possível e capaz de transformar realidades.

Ao comentar sobre a importância do projeto, a professora Mirtes ressaltou, “É uma iniciativa muito boa de incluir esses alunos a uma realidade que muitas vezes não chega até eles, então é uma oportunidade para que se preparem e se qualifiquem de maneira mais abrangente, não apenas para o Enem, mas também para os demais vestibulares”. 

Para as irmãs, Maria Gabriela Oliveira e Maria Clara Oliveira, que irão realizar o Enem, o aulão representou um momento de preparação emocional e acadêmica. “Sinto que esse aulão já me deixou mais tranquila, porque trabalhamos conteúdos que realmente caem no Enem. Na escola, por ser no turno da noite e pela carga horária ser reduzida, muitas vezes não conseguimos aprofundar os temas como deveríamos. Então, essa revisão agora, tão próxima da prova, ajudou bastante. Foi uma oportunidade para reforçar assuntos importantes e chegar ao domingo mais preparada”, conta Maria Clara.

Já para Maria Gabriela, que encara o Enem pela primeira vez, o aulão significou um apoio importante, “O Enem é uma avaliação difícil e exige muita concentração, então ter esse reforço antes é essencial. Esse aulão, ao trazer temas e conteúdos que realmente caem, deixa a gente mais preparada e confiante. É claro que o nervosismo vai existir, principalmente por ser o meu primeiro Enem e por não saber exatamente como é a prova. Mas, com essa preparação, já tenho uma noção melhor do que esperar, e isso ajuda a controlar a ansiedade”.

Para o estudante Luiz Henrique dos Santos, a iniciativa demonstra o compromisso do poder público com a preparação dos jovens para o exame. Ele destaca: “É bastante importante saber que a gente tem toda essa atenção do poder público, de estar disponibilizando esses professores, esse aulão para a gente ter uma visão mais ampla sobre os conteúdos que caem no Enem, as explicações também sobre as questões, as matérias, a explicação dos professores sobre interpretação das questões”. 

Segundo o coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, a primeira edição do Enem Itinerante alcançou resultados positivos e deve ser ampliada no próximo ano, contemplando ainda mais as comunidades da zona rural do município, com novas parcerias e atividades de preparação para a juventude.