Estudantes do distrito de José Gonçalves participaram, na última sexta-feira (31), da primeira edição do Enem Itinerante, um aulão intensivo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido pela Coordenação de Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com o curso Zênite.

A iniciativa, cujo objetivo é ampliar o acesso à preparação para o Enem e oferecer uma revisão completa aos estudantes da zona rural, contou com a presença de 60 jovens no Colégio Estadual do Campo de José Gonçalves.

O coordenador de Juventude, Luiz Augusto Cardoso, explicou como surgiu o Enem Itinerante: “A coordenação tem percorrido a zona rural de Vitória da Conquista e tem buscado dialogar com os jovens, oportunizando momentos que colaborem com a formação e com a qualificação dessa juventude”.

Luiz Augusto Cardoso

Ainda segundo Luiz Augusto, esta primeira edição contempla os distritos de José Gonçalves e de Bate-Pé, mas a expectativa é ampliar para mais localidades no próximo ano, para que a juventude esteja cada vez mais preparada para as provas do Enem.

Equipe do Enem Itinerante, direção da escola e alunas

O aulão contou com a participação do professor de História, Rafael Almeida, e da professora de Linguagens e Redação, Nathalia Badim. Para Rafael, essa iniciativa é importante porque leva aos alunos da rede pública de ensino, uma revisão dos assuntos e faz um apontamento daqueles conteúdos que têm maior possibilidade de cair na prova.

“Nesta revisão focamos em pontos específicos, fazendo as próprias questões do Enem e dando esse direcionamento para que o aluno possa ter uma melhor performance possível. Além de explicar para eles o que é o sistema de teoria de resposta ao item (TRI), para que eles possam identificar uma questão fácil, média e difícil”, explicou o professor Rafael.

Para a professora Nathalia, é fundamental trazer essa aula e outras ações para os jovens da zona rural, pois é democratizar o acesso ao ensino, “É importante mostrar que eles conseguem, que a educação olha para eles, que estão sendo assistidos e têm potencial para ingressar no ambiente acadêmico”.

A professora de Linguagens e Redação também comentou seus palpites para o tema da redação: “Acho que seja voltado para a questão do conteúdo que é consumido, talvez pelas crianças, algo sobre o controle parental que está sendo feito em relação ao conteúdo que as crianças estão consumindo. Muito se fala também da questão carcerária, tem muitas possibilidades de tema”, opinou.

Para o aluno Thiago Pacheco, o Enem Itinerante veio para complementar os conteúdos, além de trazer a prática de questões para o Enem. “Como nosso ensino público não tem tanta estrutura, esses aulões acabam ajudando bastante porque eles chegam”, comentou o aluno de terceiro ano do ensino médio.

A aluna Sofia Carvalho comentou sobre a experiência de aprender em um aulão: “Foi uma ótima experiência, principalmente para a gente que mora justamente nessa região, que nem sempre tem iniciativas como esta. Hoje eu aprendi muitas coisas, é uma sensação incrível aprender, dá um gás, dá confiança para a gente realizar a prova”.

Uildma

A diretora do Colégio Estadual do Campo de José Gonçalves, Uildima Lima, destacou a importância de fomentar iniciativas voltadas à preparação dos estudantes para o Enem. “A gente vê com um ponto muito positivo, uma parceria muito importante entre as redes, nossos alunos se preparando para o Enem, já se aproximando nessa reta final e tendo essa preparação”, afirmou.

Na noite desta segunda-feira, o Enem Itinerante será realizado no distrito de Bate-Pé.