Gabinete da Prefeita	        
	        
	         Postado em 1 de novembro de 2025 as 07:23:39	        
	        				
				
				
	        
Aconteceu na noite desta sexta-feira (31), na Igreja Batista Peniel, o Culto Cívico que marcou a abertura da Semana da Cultura Evangélica. Celebrado no dia em que se completam 508 anos da Reforma Protestante, o evento também integra as comemorações pelos 185 anos de emancipação política do município de Vitória da Conquista no dia 9 de novembro.

O culto reuniu lideranças políticas e religiosas, entre elas a prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito Dr. Aloísio Alan Fernandes, os vereadores Lara Fernandes, Adinilson Pereira e Edivaldo Ferreira Júnior, além de secretários municipais e outros membros do governo municipal. Na oportunidade, a prefeita sancionou a Lei que torna a Marcha para Jesus Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista.

Em sua fala, a prefeita Sheila Lemos destacou a relevância da comunidade evangélica na vida social e espiritual de Vitória da Conquista, lembrando que, segundo o IBGE, a comunidade ultrapassa o número de 100 mil conquistenses. “Ter a Marcha para Jesus reconhecida como patrimônio imaterial é de suma importância, pois simboliza o fortalecimento da cultura evangélica em nosso município. Este culto cívico é um momento em que oramos pelas autoridades e pedimos a Deus proteção para nossa cidade e para o nosso povo. Em tempos de tanta violência, precisamos fortalecer a fé e a unidade”, declarou a prefeita.

Sheila também convidou a população para participar da Marcha para Jesus, que acontecerá no sábado, dia 8 de novembro, dentro da programação do aniversário da cidade.
Autor da lei, o vereador Edivaldo Ferreira Júnior ressaltou o simbolismo do reconhecimento oficial da Marcha para Jesus, que há anos movimenta milhares de fiéis pelas ruas da cidade. “Apresentamos o projeto com o objetivo de registrar e valorizar esse evento como parte do patrimônio histórico e cultural de Vitória da Conquista. É muito mais do que uma caminhada de fé, é um ato de cidadania, louvor e solidariedade”, destacou o parlamentar.
- Edivaldo
 
- Esdras
 
O pastor Esdras Rodrigues, diretor da Associação de Pastores de Vitória da Conquista (Apevic), enalteceu a lei como um marco para o fortalecimento da representatividade evangélica no espaço público. “Temos conseguido acessar espaços antes não acessados. A sanção desta lei é uma vitória para todos os cristãos de Vitória da Conquista, que têm se dedicado a propagar o Evangelho e a exercer sua fé em liberdade. Essa conquista reflete anos de trabalho e de união”, afirmou o pastor.
Palestra com Deltan Dalagnol
A cerimônia também contou com a presença especial do ex-procurador da República e ex-deputado federal, Deltan Dallagnol, convidado para ministrar uma palestra sobre a cultura do século XXI e a defesa dos valores cristãos. Em seu discurso, Dallagnol fez uma analogia bíblica ao personagem Daniel, ressaltando a fidelidade e coragem do profeta. “Podemos ser pessoas que impactam a sociedade de forma positiva, servindo com amor e mantendo nossos princípios, assim como Daniel fez em meio às adversidades”, declarou o palestrante.

Deltan
	
			










