Desenvolvimento Social
Postado em 31 de outubro de 2025 as 12:10:04

A cerimônia de premiação também está disponível no Youtube
A Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta edição, o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca) conquistou o primeiro lugar entre as ações do eixo temático Medidas Protetivas, na categoria Poder Executivo. A premiação foi realizada na última segunda-feira (27), na sede do CNJ, em Brasília.
O Prêmio Prioridade Absoluta é uma iniciativa que busca selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas voltados à promoção, valorização e respeito aos direitos de crianças e adolescentes. A certificação reconhece o Cidca por promover a troca de experiências e informações entre os órgãos do Sistema de Justiça e do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, além de incentivar a participação dos setores empresarial e acadêmico.

Da esquerda para a direita: Carlos Públio do NDCA/Uesb, Benedito Rodrigues do Unicef e Michael Farias
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, representou o município na cerimônia de entrega do prêmio. Segundo ele, o reconhecimento demonstra que Vitória da Conquista tem se tornado uma referência nacional na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “Estar aqui representando o município nessa premiação é motivo de muito orgulho. O Cidca é um exemplo concreto de como a integração entre o Sistema de Garantia de Direitos pode permitir mais agilidade, acolhimento e dignidade no atendimento. Nossa gestão segue superando desafios históricos e contribuindo nacionalmente na pauta dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, pontuou o secretário.
Sobre o Cidca
Inaugurado em 2015 e ampliado em 2021, o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca) reúne, em um mesmo espaço, diferentes órgãos e serviços públicos voltados à proteção e à garantia de direitos de crianças e adolescentes. O modelo de atendimento integrado facilita o acesso e evita que crianças, adolescentes e suas famílias precisem se deslocar por diversos locais da cidade para serem atendidos.
O Cidca conta com unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), além da Defensoria Pública da Infância e Juventude, Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Vara da Infância e Juventude, Guarda Municipal, Núcleo da Criança e do Adolescente da Polícia Civil, Núcleo de Psicologia e o Complexo de Escuta Protegida. Essa estrutura integrada fortalece a articulação entre as equipes e garante um atendimento humanizado, acolhedor e eficiente.
Além do Cidca, o Complexo de Escuta Protegida, que funciona dentro do espaço, também recebeu reconhecimento nacional na edição de 2024 do prêmio do CNJ. O equipamento, implementado pelo Governo Municipal, ficou em primeiro lugar na categoria Poder Executivo do eixo Medidas Protetivas.





