Notícias
Postado em 18 de outubro de 2025 as 15:45:56
Promover o equilíbrio entre o poder feminino e masculino na liderança e nas organizações foi o tema do evento “As Duas Asas da Liderança: Equilíbrio entre o Poder Feminino e Masculino na Vida e nas Organizações”, realizado na manhã deste sábado (18), no auditório da Faculdade de Medicina da Faculdade Santo Agostinho (FASA/AFYA).

A atividade, de caráter científico e social, contou com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), e reuniu acadêmicos, gestores públicos, especialistas e lideranças sociais para discutir novas perspectivas de liderança inclusiva e equilibrada nas instituições públicas e privadas.

A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, representou o Governo Municipal. Ela compartilhou experiências na administração pública e reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento da liderança feminina em Vitória da Conquista. Também estava presente no debate, a servidora responsável pela Sala da Mulher Empreendedora, Efigênia Ferreira.

Viviane Ferreira destacou a importância da equidade e do equilíbrio entre os gêneros como caminho essencial para o desenvolvimento social e para a prosperidade das organizações. “O princípio da equitatividade apresentado aqui é muito feliz. É reconhecer a importância do feminino e do masculino trabalhando de forma equilibrada. Cada um tem sua peculiaridade, e a soma desses aspectos é o que traz o melhor para as futuras gerações”, afirmou a secretária.
A secretária também ressaltou a liderança feminina presente na administração pública municipal, citando o exemplo da prefeita Sheila Lemos, primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Executivo conquistense. “Em Vitória da Conquista temos uma liderança feminina inspiradora. Isso mostra a importância de unir sensibilidade e ação — o que tradicionalmente é associado a aspectos de gêneros distintos — mas, na verdade, ambos podem e devem caminhar juntos. Esse equilíbrio melhora os resultados, tanto nas empresas quanto nas instituições públicas”.
Para a secretária, a liderança deve começar cedo. Nesse sentido, a SMPM desenvolveu o projeto “Um dia que inspira o futuro”, cujo objetivo é inspirar meninas adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) a vivenciarem a liderança de mulheres que atuam no Governo Municipal, para que possam vê-las como exemplo.

Efigênia, Márcia e Viviane
Durante a programação, que incluiu palestras, painéis e um talk show interativo, os participantes refletiram sobre como as características femininas e masculinas podem se complementar na formação de líderes mais empáticos, éticos e eficazes.
A idealizadora do evento, Márcia Perrucho, explicou que a proposta busca desconstruir a ideia de competição entre gêneros, propondo a união dos poderes em prol de uma liderança mais humana e eficiente. “Aqui não falamos do poder do homem ou da mulher, mas da união dos dois. Quando falamos de equidade de gênero, falamos de percepção. O homem tem aspectos femininos que fazem parte da sua sensibilidade e intuição; e a mulher, por sua vez, também tem características tradicionalmente associadas ao masculino, como impulsividade, firmeza e agilidade. Essa integração é o que fortalece a sociedade e as organizações”, defendeu Márcia.
O evento contou também com a participação online do consultor internacional Charles Elsworth Howard, autor do livro que inspirou o título da atividade e referência em desenvolvimento humano e equidade de gênero em ambientes organizacionais. Howard apresentou reflexões sobre a complementaridade dos papéis de liderança e sobre como o equilíbrio entre razão e empatia pode tornar equipes mais produtivas e sustentáveis.
Além das palestras, o encontro promoveu trocas de experiências entre profissionais da área médica, docentes e representantes do poder público, resultando em debates sobre ética, inclusão, saúde mental e corresponsabilidade social.





