Representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista se reuniram com membros da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) com o objetivo de alinhar a ampliação de projetos que beneficiem os produtores rurais do município.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e contou com a presença do secretário Breno Farias e dos coordenadores Eduardo Castro, Gustavo Barros, Cely Neto e Leonel Vilas Boas. A Bahiater foi representada por Luciana Ferraz, coordenadora II da Bahiater,  Elza Mendes, agente de Desenvolvimento Territorial do Seplan, Renato de Jesus Silva, representante da Coordenação Sutrag, e Dalmar Gusmão, engenheiro agrônomo.

“O objetivo da nossa reunião foi estreitar laços com a Prefeitura e pensar em parcerias que possam trazer ainda mais benefícios para os agricultores da região. Discutimos assuntos como o programa Garantia Safra, a ampliação das inscrições no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e a entrega do milho”, disse Luciana Ferraz. “Nós saímos da reunião de hoje com grandes expectativas do que será feito para ampliar os projetos que já são desenvolvidos na secretaria e, nos próximos dias, teremos outras reuniões para definir novas estratégias de trabalho”, ressaltou.

De acordo com o secretário Breno Farias, somente em 2025, foram realizadas mais de 600 inscrições no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para produtores da região. O serviço deve ser ampliado no próximo ano e o apoio de diversos órgãos é fundamental para melhorar os projetos desenvolvidos pela secretaria. “Hoje tivemos a grata surpresa da visita da Luciana, do Dalmar, Renato e Elza, que são representantes do Governo do Estado e estão ligados à agricultura. A SMDR busca parcerias, apoios, trabalhos em conjunto com diversos órgãos, com o intuito principal de melhorar a vida do agricultor de Vitória da Conquista”, disse Breno.

“Conversamos sobre o programa Garantia Safra, que nós estamos ampliando, sobre os conselhos, que passarão por reformulações e sobre a ampliação do CAF. E ficamos felizes com esse apoio da Bahiater, finalizou o secretário.