Aproximar moradores da zona rural dos serviços oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), é um dos principais objetivos do I Encontro de Presidentes e Diretores de Associações de Produtores Rurais de Vitória da Conquista, realizado nesta sexta-feira (10). O evento aconteceu no Planetário Prof. Everardo Públio de Castro, e reuniu cerca de 40 associações. 

Durante o encontro, foi listada uma série de projetos, ações e parcerias realizadas pela secretaria em atendimento às necessidades dos pequenos agricultores, a exemplo de projetos nas áreas de fruticultura, produção de mel e pecuária, com apoio técnico, participação em feiras, capacitações, distribuição de insumos, como sementes, mudas e sêmen de bovinos. Além disso, também foram discutidas as principais dificuldades enfrentadas pelos homens e mulheres do campo. 

Segundo o secretário da SMDR, Breno Farias, existem mais de 80 associações distribuídas na zona rural do município, e o desafio principal é reaproximar a população do importante trabalho realizado por esses grupos. 

“A gente precisa desmistificar o trabalho das associações, porque, no passado, foi bastante utilizada para fins políticos e motivações particulares, levando a população a desacreditar nesse coletivo. Então, estamos trabalhando nesse quesito, falando da importância de estar regularizado, de estar reunido em prol de fins comuns para todos. Para tanto, também damos suporte jurídico e contábil”, explicou o secretário, acrescentando: “Entendemos que os representantes das associações são disseminadores, divulgadores dos serviços que a SMDR tem a oferecer e, quanto mais pessoas souberem, mais poderão ser beneficiadas”, completou. 

Breno Farias e Sheila Lemos

Participando da mesa de abertura, a prefeita Sheila Lemos reafirmou a importância do atendimento da SMDR às comunidades rurais, especialmente quando o foco está no bem-estar e desenvolvimento dessa população. 

“Antigamente, o setor de agricultura da Prefeitura estava voltado para duas frentes: patrolamento de estradas e distribuição de água. Mas, o Governo Municipal, nos últimos anos, entendeu que era necessário investir em mais ações e iniciativas para que os pequenos agricultores consigam produzir, crescer e se desenvolver com os lucros gerados pela própria produção. Aumentamos os serviços que já existiam e incluímos outros tantos. O diálogo com a comunidade rural precisa ser constante, não só em momentos como esse, por isso, a SMDR é composta por uma equipe mais robusta e capacitada, além dos serviços prestados pelas três subprefeituras”, afirmou a prefeita. 

Breno Farias e Dr. Aloisio Alan

O vice-prefeito Dr. Aloisio Alan também esteve presente no encontro. “Sou nascido na zona rural, ainda tenho familiares vivendo no campo e sei das dificuldades enfrentadas. Quem viveu de perto cada uma delas entende a importância desse olhar especial que a Prefeitura tem. Recentemente, rodamos alguns quilômetros da zona rural dialogando com a população porque entendemos a importância dessa proximidade. Sintam-se abraçados pelo Governo Municipal”, explanou. 

Também estavam presentes a secretária de Governo, Geanne Oliveira, o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Radamés Barbosa, e coordenadores, gerentes e técnicos da SMDR. 

Parcerias importantes

Parceira antiga da Prefeitura de Vitória da Conquista, o Sebrae esteve representado pela gerente regional, Josi Viana. Segundo ela, os pequenos produtores também são pequenos empreendedores e, por essa razão, também precisam do apoio de instituições como o Sebrae. “Existem os desafios, a exemplo da organização e regularização dos produtores, mas o nosso trabalho é justamente colaborar nesse sentido, especialmente no que se refere à desburocratização dos processos. Estamos desenvolvendo com a Prefeitura, o Programa Cidade Empreendedora e convidamos a todos para conhecerem esse projeto, por meio do qual podemos contribuir para que os pequenos agricultores tenham possibilidade de vender para o município parte da sua produção, que poderá ser utilizada na merenda escolar, com as garantias  de que irão receber”, disse a gerente. 

Outro parceiro da Prefeitura é o arquiteto Maurício Muñoz. Ele falou da importância da zona rural para o município, especialmente quando se trata da produção de leite. Como parte do seu apoio e vontade de ver o campo crescer de forma sustentável e rentável, o arquiteto doou à SMDR dois projetos de pequenas queijarias (50 m² e 70 m²), totalmente pensados em qualidade, legislação e melhores métodos utilizados na atualidade e inovação. 

“Eu sou um defensor da zona rural e sonho em ver nossa região sendo referência na produção de queijo, assim como é, hoje, de biscoito. Por essa razão, busquei as melhores assessorias de produtores renomados e premiados para pensar nesses projetos, e estou à disposição para que possamos fazer essa produção acontecer”, disse o profissional. 

Representatividade 

Adelmário

Um dos representantes da comunidade rural é o senhor Adelmário Ribeiro, mais conhecido como Mazinho, presidente da Associação de Pequenos Produtores do Povoado Olho D’Água da Serra 1 e 2 e do Conselho de Saúde de São Joaquim. “Viemos para esse encontro hoje para ouvir como a Prefeitura pode contribuir com a gente. Estamos sempre em busca de melhorias. Já temos parcerias com alguns órgãos municipais, mas ainda temos algumas dificuldades para acessar todos os serviços. Então, a gente está aqui, é importante falar sobre isso também e saber como podemos mudar essa realidade. Estamos em um pequeno grupo da nossa região para ouvirmos e para reivindicar também”, ressaltou o pequeno agricultor.