Educação
Postado em 10 de outubro de 2025 as 11:00:38
Na tarde de ontem (9), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, foi realizada a cerimônia de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Seis alunos da Rede Municipal de Vitória da Conquista foram premiados com um total de nove medalhas tanto na esfera estadual quanto federal.
O grande destaque deste ano foi a aluna Ana Clara, do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, de Bate-Pé. Aos 13 anos, matriculada no 7º ano, foi medalhista ouro nas categorias estadual e federal. “É a primeira vez que participo. Estou surpresa e feliz com o resultado. Desde o Ensino Fundamental I, os professores me falaram da Obmep. No 6º ano comecei a estudar e com apoio deles participei e ganhei a medalha de ouro”. Ela também foi uma das finalistas, este ano, na prova de redação do Concurso Lápis na Mão, promovido pela TV Sudoeste.
- Ana Clara recebendo a medalha das mãos da Subsecretária Selma
- Ana Clara com familiares e equipe da escola
Matriculado no oitavo ano da Escola Municipal Domingos de Oliveira, Limeira, Airan de Jesus Brito, 13 anos, também recebeu duas medalhas, sendo que a estadual foi de prata, e a nacional de bronze. “Eu soube pela minha família e pela escola, que me incentivaram a participar. Meu interesse por matemática e ciências é desde pequeno”, disse, acrescentando que ficou surpreso com o resultado, que lhe rendeu uma vaga no Programa de Iniciação Científica, na Uesb, e uma bolsa de R$ 300,00.
Representando o Governo Municipal e o secretário Edgard Larry, a subsecretária de Educação, Selma Maria de Oliveira, afirmou que a premiação enche de orgulho a rede municipal de ensino. “Percebemos com este resultado que os nossos alunos, professores e gestores estão no caminho certo. A rede municipal está de parabéns com um resultado tão brilhante”, disse.
A coordenadora do Fórum Municipal de Educação (FME), Martha Valéria Reis, afirmou que este momento celebra o sucesso de alunos da rede municipal e das outras redes que lá estavam. “Parabenizamos, de modo especial, à equipe da Smed, aos professores, gestores, aos familiares de nossos alunos pelo apoio incondicional, e de modo especial aos nossos medalhistas estadual e nacional, porque o mérito é, principalmente, deles que se dedicaram”.
- Selma
- Marta Valéria
- Márcio Oliveira
O coordenador Regional da Obmep, Márcio Oliveira, destacou que a cada ano se surpreende mais com o desempenho dos participantes. “A Obmep acontece desde 2005, e a gente tem observado como esse país é um celeiro de talentos. Todo ano aparece uma nova criança, um novo gênio, nos mais recônditos lugares deste país, meninos de zona rural, remanescentes de comunidades quilombolas, enfim, de todos os cantos, mostrando o rosto de um país que dá certo”. Ele acrescentou que a Obmep é um projeto que já dura 20 anos, o que significa que foi abraçado pela sociedade e pelas gestões públicas. “A olimpíada está para além de um governo específico, e caminha para se tornar uma política pública. É o entendimento de que a educação está acima de qualquer interesse”, afirmou.
- Banda Neojiba
- Os medalhistas com equipe escolar e da Smed
- Airan com a família e equipe da Escola
- Airan, Ana Clara e Felipe
Obmep – Na premiação da 19ª edição foram homenageados os participantes de 2024. A cerimônia contou com alunos de mais de 20 municípios do sudoeste baiano. Nesta edição, o total de participantes pelo Brasil foi de seis milhões de alunos, três vezes mais do que o Enem, de acordo com o professor Márcio Oliveira.
Confira abaixo a relação dos alunos medalhistas: