Na tarde desta terça-feira (07), uma equipe de servidores da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), de Vitória da Conquista, participou de treinamento para identificação de bebidas alcoólicas adulteradas. A capacitação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

Os servidores acompanharam as instruções, ministradas por meio de uma plataforma on-line, no auditório da Vigilância. Foram oferecidas orientações sobre os procedimentos para distinguir produtos legítimos de falsificações, como análise das garrafas, tampas, rótulos, lacres, selo para produtos importados, e demais características. Além dos riscos à saúde da população, a falsificação de bebidas resulta na perda de arrecadação por meio de tributos e no financiamento de outras atividades criminosas. 

Coordenador da Visa, Maico Mares destaca a importância de os servidores do órgão estarem em constante qualificação para melhor atender novas demandas, como os casos de adulteração de bebidas alcoólicas em todo o país. O coordenador afirma que é importante a população evitar o pânico e buscar informações confiáveis com os órgãos competentes. “Faz parte da nossa educação continuada, para informar toda a comunidade de que não precisamos entrar em pânico. O que nós precisamos nesse momento é cuidado, verificar de onde exatamente a bebida saiu, assim como já fazemos com todos os alimentos. Conferir se o lacre está violado, se o rótulo está com alguma identificação rasurada. Esse é o nosso papel”.

Segundo Maico, a população pode contribuir com o trabalho da Vigilância Sanitária ao denunciar casos de venda ou fabricação de produtos falsificados. “Se você souber de algum estabelecimento comercial que vende bebida adulterada, ou de alguma fábrica de bebida clandestina em Vitória da Conquista, pode denunciar pelos números 0800-284-7010 ou 3229-3044. A Vigilância Sanitária está à disposição para ajudar a mitigar qualquer ameaça à saúde do conquistense”.

Uma das participantes do treinamento foi a inspetora sanitária Ludymille Araújo, que acredita que ações como essa oferecem mais ferramentas para uma melhor atuação dos profissionais da Visa. “Esse curso está sendo muito importante, não apenas para os inspetores sanitários da área de alimentos, mas também para todos os fiscais sanitários e inspetores de outras áreas, porque o conhecimento adquirido nesse curso vai ser repassado para toda a sociedade, utilizado na fiscalização de eventos, bares e restaurantes”.

Orientações para os consumidores:

  • Ao adquirir bebidas alcoólicas, o consumidor deve comprar apenas em locais confiáveis. É preciso dar preferência a estabelecimentos comerciais com boa reputação e produtos com selo fiscal e rótulo visível.
  • Deve-se evitar bebidas de aparência duvidosa. Não consumir, por exemplo, bebidas com micropartículas, sujeiras, lacres tortos ou sem identificação clara.
  • Em caso de consumo de produtos adulterados, surgem os sintomas de intoxicação. A pessoa deve procurar atendimento médico imediato, caso sinta náuseas, dor de cabeça intensa, visão turva, tontura ou mal-estar.
  • Além de procurar atendimento médico urgente, o consumidor deve informar ao profissional de saúde que houve consumo de bebida alcoólica com suspeita de adulteração. É importante especificar o tipo da bebida e o local onde foi comprada.
  • O profissional de saúde deverá, obrigatoriamente, notificar a suspeita à Vigilância Sanitária e à Vigilância Epidemiológica, que dará prosseguimento à investigação do caso.
  • Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista pelo telefone (77) 3229-3044. A sua colaboração é fundamental para garantir a segurança de todos.