O evento aconteceu de forma online e foi transmitido pelo Youtube

A experiência de Vitória da Conquista na implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) foi um dos destaques do webinário “Construção de fluxos intersetoriais na atenção a pessoas em situação de violência sexual”, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio do Núcleo Técnico-Científico Telessaúde Bahia da Secretaria de Saúde da Bahia. O evento, voltado para profissionais da Atenção Primária à Saúde, gestores e estudantes, teve como objetivo fortalecer o diálogo intersetorial e compartilhar práticas de cuidado e proteção.

Vitória da Conquista foi convidada para apresentar sua experiência exitosa na implementação da lei 13.431/2017 e compartilhar informações sobre o Fluxo e Protocolo Unificado de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, documento construído no âmbito do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC). Os documentos descrevem o percurso e o passo a passo do atendimento em casos de violência contra crianças e adolescentes, servindo como referência para garantir a efetividade da lei.

A apresentação foi feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que destacou o processo realizado pelo município, desde a criação do CMRPC, passando pela construção do Complexo de Escuta Protegida, até a elaboração do fluxo e protocolo municipal.

Michael

Para Michael, Vitória da Conquista é fruto de um esforço coletivo. O trabalho realizado no município se tornou referência nacional, conquistando prêmios e inspirando outros municípios brasileiros. “Vitória da Conquista assumiu o desafio de estruturar, de forma articulada, uma rede de cuidado e proteção às crianças e adolescentes. O Complexo de Escuta Protegida e o protocolo municipal mostram que é possível transformar uma lei em prática concreta, garantindo atendimento humanizado e integrado. Saber que essa experiência inspira outros municípios é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade para continuarmos avançando”, afirmou o secretário.

Além da participação de Vitória da Conquista, o evento contou com a contribuição da psicóloga e servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Leila Grave, que abordou a atenção integral em saúde para pessoas vítimas de violência sexual.

O Telessaúde Bahia, organizador do evento, é um projeto que apoia profissionais da atenção básica por meio de ferramentas tecnológicas, como teleconsultoria, tele-educação e telediagnóstico, qualificando o atendimento, ampliando o acesso a especialistas e melhorando a resolutividade dos serviços, especialmente em áreas remotas.

O Webnário segue disponível e pode ser acessado pelo link.