Parte do tempero apreendido

Na manhã desta quarta-feira (1º), uma equipe da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) de Vitória da Conquista se deslocou até o Aterro Sanitário do município para o descarte de 650 kg de produtos apreendidos em fábricas clandestinas de temperos que funcionavam em condições precárias e insalubres, em total desacordo com a legislação vigente. Em razão disso, as fábricas foram interditadas na última sexta-feira (26).

Uma parcela desses produtos, anteriormente, foram separados na Visa para análise. No aterro, os produtos descartados, após serem destruídos por um trator, serão incinerados.

Amostra separada para análise

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, os alimentos apreendidos foram produzidos em locais onde foram encontrados fezes de roedores, acúmulo de lixo e total falta de higiene, e, por essa razão, estão sendo descartados. Ainda segundo o coordenador, é importante que comerciantes e população verifiquem a procedência dos produtos antes da aquisição, por meio de Nota Fiscal e Alvará Sanitário. 

Com o fim da ação em fábricas clandestinas de temperos, a Vigilância Sanitária prevê mais de 2 mil kg de produtos apreendidos e incinerados.