Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Smed) foram recepcionados, na última terça-feira (01), com música instrumental, acolhimento, calor humano e afeto. A inciativa foi do programa RH em Ação, do Núcleo de Gestão de Pessoas, finalizando o Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio.

O coordenador Sidney Ferraz informou que, além dessa ação, ocorrida na porta da Smed, também foram realizadas atividades na Coordenação de Infraestrutura, no Serviço de Material de Eventos e Artes (Smea), na Coordenação de Alimentação Escolar e na Coordenação de Apoio Técnico Administrativo (Cata).

“Nosso objetivo foi fazer uma recepção calorosa, mostrar que o Setembro Amarelo é um mês de reflexão também”, afirmou. Após a recepção, a superintendente escolar do Núcleo Pedagógico, Séfora Barros, comandou duas dinâmicas antes do início da jornada de trabalho.

Representando o secretário Edgard Larry, a subsecretária Selma Maria de Oliveira Silva avaliou o projeto de forma positiva. “As coordenações estão sempre buscando socializar mais, nos instrumentalizar, nos mostrando que precisamos conduzir as situações de forma mais simples, porém séria, e com muito amor, lembrando sempre de valorizar o Setembro Amarelo”, disse Selma.

Para a servidora Fernanda Meira, o Setembro Amarelo nos lembra que a saúde mental deve ser prioridade durante todo o ano. “Cada conversa sincera, cada gesto de escuta e cada palavra de acolhimento pode fazer a diferença e, muitas vezes, salvar vidas. A campanha, realizada anualmente, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental, combater estigmas e incentivar a busca por ajuda, sem medo ou vergonha”, observou.

“Foi um momento de acolhimento significativo, marcado por música e abraços. Uma vivência que reforça a mensagem do Setembro Amarelo e promove integração, empatia e afeto entre os colegas no ambiente de trabalho”, concluiu a servidora.