Com o decreto de situação de emergência e expectativa do período chuvoso, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), intensificou as ações de abastecimento e conservação hídrica na zona rural. Os trabalhos incluem a abertura e limpeza de aguadas e barragens, manutenção de sistemas simplificados de água e a operação municipal de carros-pipa.

Abastecimento Hídrico

O secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, destacou que o maquinário da Prefeitura não se limita a patrolamento e cascalhamento de estradas. A frota que conta com 55 máquinas (patrol, pá carregadeira, retroescavadeira e caçambas) também atua ativamente na abertura e limpeza de aguadas e açudes, essenciais para o armazenamento de água e para auxiliar os moradores a enfrentar o clima semiárido da região.

“Nós estamos em uma região de semiárido com um regime pluviométrico na casa de 700 milímetros, então nós não temos grandes rios cortando o nosso município e todas essas ações ajudam muito essa melhor convivência com a seca e contribuem para a segurança hídrica da população”, afirmou o secretário da pasta.

Aguadas e barragens

Limpeza do açude na região de Bate-Pé Velho

Anualmente, entre limpeza ou abertura, a secretaria realizou serviços em mais de 400 aguadas. Outra medida importante para o armazenamento de água foi a construção de barragens maiores para uso coletivo.

Segundo Breno, o município conta com mais de 40 barragens grandes e cerca de 2.000 minibarragens e aguadas. Grande parte delas é de acesso coletivo ou está em áreas particulares com cessão de uso para a população. Barragens importantes como a do Iguá, do Tesoureiro e do Cearense foram recentemente consertadas pela Prefeitura.

No entanto, duas barragens construídas pelo governo estadual, a do Algodão e Lagoa do Facão, apresentaram problemas. A barragem do Algodão tem fissuras na sua estrutura e precisa de intervenção urgente. A do Facão foi danificada pelas fortes chuvas de 2020 e 2021, que provocou assoreamento e destruiu parcialmente o sangrador.

“As intervenções são muito grandes, necessitando de um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão para cada uma. A Prefeitura já realizou estudos técnicos e está buscando recursos, possivelmente via emendas parlamentares ou destinações do governo federal, para viabilizar as obras de conservação”, comentou o secretário.

Sistemas Simplificados e Carros-Pipa

Para o abastecimento humano, a Prefeitura opera mais de 100 sistemas simplificados de água na zona rural. Juntos, esses sistemas distribuem mais de 60 milhões de litros de água por mês. O maior deles, no distrito de Inhobim, atende mais de 6 mil moradores e entrega cerca de 20 milhões de litros mensais. “Alguns postos precisam fazer filtragem, outros já tem água potável. Onde a Embasa não conseguiu chegar ainda, a Prefeitura faz a parte dela”, explicou Breno.

Complementando os sistemas de água, a Operação Municipal Carro-Pipa entrega cerca de 9 milhões de litros de água potável por mês para consumo humano. O programa conta com 21 carros-pipa, com cada veículo percorrendo uma distância mensal de 7.500 km, 50% a mais que o normal para suprir a alta demanda do período mais crítico do ano.

Para a dessedentação animal, as aguadas e açudes são a principal fonte. No entanto, para áreas que não são atendidas, dois carros-pipa transportam água de açudes não potável, especificamente para consumo do rebanho, garantindo o apoio necessário aos produtores rurais.

Breno

“A Prefeitura reforça o compromisso de continuar trabalhando para garantir que a população da zona rural tenha acesso à água, fortalecendo a resiliência da região diante dos desafios impostos pelo clima semiárido”, finaliza o secretário de Desenvolvimento Rural.

Além das estradas e manutenção das aguadas, o maquinário da SMDR também presta serviços de patrolamento de campos de futebol, aterro para a construção de preparação de terrenos para a construção de quadras poliesportivas e postos de saúde, demonstrando a versatilidade e o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural a outras pastas do governo.