Monitores da Educação Infantil

Com o objetivo de melhorar o desempenho em sala de aula e a relação ensino/aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo Pedagógico, promoveu mais uma semana de capacitação no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna. Foram realizadas jornadas com monitores da Educação Infantil e professores de Inglês dos Anos Finais, além da formação em parceria com o programa A Tarde Educação.

Educação Antirracista – A ação foi encabeçada pela coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pablo Alves Pithon Brito, Romilda Rodrigues, que desenvolveu um bate-papo sobre a educação antirracista com os monitores da Educação Infantil.

“Trata-se de uma pesquisa que já venho desenvolvendo, sendo também minha vivência, tanto na escola onde trabalho quanto nas minhas formações acadêmicas”, contou Romilda. Ela propôs o tema “Infância: identidade e diversidade”. “Práticas pedagógicas para uma educação antirracista!”, que esteve em sintonia com a temática trazida pela Jornada Pedagógica 2025, no início do ano letivo. “Essa discussão possibilitou pensarmos sobre a educação antirracista no sentido mais amplo, bem como o quanto é importante discutirmos esse tema para que saibamos como combatê-lo”, explicou ainda a educadora.

Para Romilda, não basta não ser racista: é preciso ser antirracista. “Muitas vezes, tratamos o racismo de forma muito superficial como algo que vamos discutir mais para frente. Mas o que o racismo causa no indivíduo, na criança em si e em seu desenvolvimento, é muito perverso e cruel. Precisamos fazer esse trabalho desde cedo, e precisamos ser antirracistas: entrar na luta contra o racismo, neste combate coletivo, diga-se de passagem. Não é uma luta das pessoas pretas, negras, é uma luta coletiva onde todos possam se envolver, participar e vencer este mal”, complementou.

A monitora do Centro Municipal de Educação Infantil Anna Gerusia Bittencourt Ferraz, Adriana Carvalho, destacou a importância de participar dessa formação. “A capacitação nos faz refletir acerca do nosso posicionamento em sala de aula. Buscar aprimorar os conhecimentos para mostrarmos às nossas crianças, em sala de aula, a importância de sua identidade, o reconhecimento de si, dos seus valores éticos, morais e sociais, tudo isso é de grande valia”, disse.

Currículo Unificado para Língua Inglesa – A formadora de Inglês para os docentes dos Anos Finais foi a professora Tamires Andrade, da Escola Municipal Prof. Josias Casaes França (Dantelândia). Sua proposta foi trabalhar a questão do currículo unificado, pensando nos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Língua Inglesa. O objetivo foi levar os professores a pensarem em organizar os conteúdos de forma que funcione na prática.

“Começamos trazendo um pouco da realidade dos alunos municipais, para pensar em como fazer com que esses alunos se interessem mais pela Língua Inglesa. A partir disso, falamos de ideias de jogos para trabalhar a ‘gamificação’, metodologia ativa para auxiliar os professores justamente nesta produção de aula, no dia a dia”, explicou a professora.