Educação
Postado em 7 de agosto de 2025 as 07:00:25
- Gestores da área urbana
- Creches e escolas da Zona Rural
A Prefeitura de Vitória da Conquista já começou a tornar realidade a implantação do Diário Digital nas unidades da Rede Municipal de Ensino. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Legalização Escolar e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), promoveu uma formação para os gestores e secretários escolares nos dias 4 e 5. A ideia é que, até o final do ano, a novidade esteja implantada em todas as escolas, pronta para ser efetivamente aplicada em sua totalidade a partir de 2026.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, destacou que a Smed está se modernizando com o avanço da tecnologia, e que o Diário Digital mudará a rotina das escolas, com informações atualizadas. “Sem dúvida, o uso da tecnologia é um grande avanço na nossa Rede. O primeiro foi a matrícula on-line, que facilitou o processo e colocou fim às longas filas que se formavam dias antes nas escolas. Essa medida nos trouxe até uma premiação. Agora, o Diário. E vamos continuar. Não vamos parar. Esta é a visão da atual gestão. Vamos avançar cada vez mais, procurando ofertar a melhor qualidade possível no ensino público”, disse Larry.
A coordenadora de Legalização Escolar, Carmen Freitas, afirma que o Diário Digital veio para abolir os diários impressos. “Vai ser totalmente informatizado. O professor, caso queira, pode utilizar seu celular. Se não, já está disponível nas escolas um computador, lembrando que as unidades de ensino irão receber um tablet por turma”, informa Carmen. Ela acrescenta que os professores do Ensino Fundamental 2, como trabalham com mais de uma turma, poderão acessar a quantidade de turmas em que forem ministrar as aulas. “Será disponibilizada a questão da frequência, das notas, e a questão dos pareceres. Tudo de maneira simples, autoeducativo. Estamos também disponibilizando vídeos que eles podem acessar de sua casa, na escola, para tirar as dúvidas”, explica.
Ainda segundo Carmen, o acesso ao Diário Digital pode ser off-line nos lugares onde não houver sinal de internet, para que não haja parada nas informações. “Vão sair relatório de alunos com Atendimento Educacional Especializado (AEE), parecer, faltas, atestados. Então, é um grande avanço na Rede Municipal de Ensino, que visa a otimizar todo o trabalho nas escolas”, argumenta a coordenadora.
- Carmen
- Jhonattas
- O programador da PMVC, Renato Souza de Oliveira, fez a apresentação do sistema
Um dos avanços mencionados por ela é sobre o diário do Ensino Fundamental 2, que antes mantinha uma mesma caderneta para nove ou dez professores – e com o novo sistema isso deixará de existir. “Às vezes, claro, eles se atrapalhavam, rasuravam e tinham que passar toda a caderneta a limpo. Hoje, não. Com um simples toque, podem fazer a chamada de todos os seus alunos, que já recebem através da matrícula. Você já recebe a relação de todos os seus alunos, podendo fazer a chamada e marcar só os ausentes. Não vai ter a rasura, nem vai ter que passar a limpo. As informações são imediatas, e a Smed necessita de relatórios, de informações atualizadas para a merenda escolar, para o transporte. Esse retorno será imediato”, informa Carmen.
O coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Jhonattas Garófalo Ferraz, diz que algumas melhorias ainda estão acontecendo no sistema. “O professor do Fundamental 2 lança o conteúdo para uma turma. Estamos implementando uma ferramenta em que ele pode copiar este lançamento para outras turmas do mesmo ano”, afirma. Ele acrescenta que este primeiro momento é de conhecimento para tirar dúvidas e fazer sugestões. “Será importante para o sucesso da implementação. No ano que vem, quando iniciar o período letivo, com todas as escolas sendo atendidas, o professor já vai conseguir fazer a frequência do aluno, sem atraso no lançamento, na nota e no conteúdo”, complementa o coordenador.
- Alexandre na formação…
- …e na Escola acessando o sistema.
Projeto-piloto
Inicialmente, o Diário Digital será lançado em duas escolas municipais: Milton Almeida Santos e Frei Serafim do Amparo. Para o diretor da Milton Santos, Alexandre Dourado Botelho, o Diário Digital vai fornecer informações importantes para o dia a dia. “Nesse formato, o Diário Digital consegue observar toda a escola em relação à frequência, aos conteúdos, às notas que os alunos estão tirando em suas respectivas unidades. Com os resultados, vamos buscar a melhoria daquelas turmas. E, em conversa com os professores, nas atividades complementares, poderemos desenvolver melhor”, relatou Alexandre, que também também observa a questão da frequência: “Apresenta uma praticidade no controle da frequência do aluno em sala de aula, porque sabemos que, por mais que busquemos informar às famílias a necessidade da presença do aluno dentro da sala de aula, existem alguns casos específicos que podem passar despercebidos. A busca ativa facilita juntamente com esse diário”.
- Núcleo Pedagógico
- Secretários Escolares















