Há três anos, a Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação Casa dos Sete, tem oferecido diversos cursos voltados ao universo da tecnologia, suas inovações e aplicabilidades no cotidiano. Nesta semana, cerca de 130 pessoas, entre jovens, adultos e empreendedores atendidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), participaram da formação em Habilidades Digitais e Inteligência Artificial.

A capacitação contou com duas turmas: uma presencial, composta por alunos do Instituto Bemmaker, e outra on-line, voltada para membros da comunidade. A iniciativa faz parte do Projeto potencIA, desenvolvido em conjunto com The Trust for the Americas e HP Foundation, com apoio da Microsoft e Avanade.

Durante o encontro, os participantes aprenderam a utilizar ferramentas como o e-mail Outlook e o calendário digital para melhorar a produtividade, além de receberem orientações sobre armazenamento e compartilhamento de arquivos no OneDrive. Também foram apresentadas aplicações práticas de ferramentas de inteligência artificial no dia a dia. Os alunos receberam materiais de apoio, links úteis e acesso a grupos no WhatsApp para suporte, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, a parceria já capacitou mais de três mil pessoas. “Estamos muito satisfeitos com esse convênio, pois as ações no campo digital aproximam a população da tecnologia e fomentam o desenvolvimento econômico”, destacou.

A representante do Serviço de Psicologia Organizacional e do Trabalho da SMDE, Jamilia Brito, enfatizou a importância das formações para quem busca se recolocar no mercado de trabalho. “O Centro Poeta Casa dos Sete tem nos apoiado na qualificação desse público atendido pela SMDE, ampliando as oportunidades de desenvolvimento profissional para jovens e adultos, trabalhadores da indústria e do comércio.”

Empreendedora do ramo de papelaria, Luana Paixão compartilhou o impacto positivo que os cursos trouxeram para seu negócio, que hoje conta com um espaço de coworking e um curso de redação voltado ao Enem. “As aulas me deram ferramentas práticas de análise de dados e automação, otimizando a gestão de estoque e a previsão de demanda na papelaria. Mas o maior impacto foi a capacidade de enxergar novas oportunidades. Recomendo fortemente os cursos do Centro Poeta para empreendedores que buscam inovar com estratégias”.

Luana Paixão (de blusa rosa) e Taís Dias (de blusa amarela)

Já a administradora Taís Dias, participante há seis meses do Programa de Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira da SMDE, já frequentou outras formações, como a de educação financeira utilizando inteligência artificial. “O curso nos prepara para o mundo dos negócios, e, para isso, basta ter em mãos um celular, computador ou notebook”, afirmou.