Meio Ambiente
Postado em 1 de agosto de 2025 as 15:00:48
O ipê é uma árvore nativa do Brasil que pode ser encontrada em todas as regiões, tendo grande prevalência na Mata Atlântica, no Cerrado e na Amazônia. Conhecido por sua impressionante floração, o ipê se destaca não apenas pela variedade de suas cores — amarelo, branco, rosa e tons de lilás — mas também pela capacidade de transformar a paisagem ao longo do ano.
Cada variedade de ipê pode florescer em uma época. No final do inverno, por exemplo, quem se destaca é o ipê-rosa, que pode ser avistado de longe “irradiando” a paisagem ao seu redor com o púrpura de seus cachos de flores. Este fenômeno ocorre porque, ao perder as folhas, a copa da árvore fica exposta, permitindo que elas resplandeçam em contraste com a atmosfera mais acinzentada e típica dos dias mais frios.
Com sua beleza inigualável e importância ecológica, o ipê se destaca como um verdadeiro patrimônio natural do Brasil. Em Vitória da Conquista, a promoção do plantio de ipês não apenas embeleza a cidade, mas também contribui para um ambiente urbano mais sustentável e saudável.

Ipê na praça do Gil
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) produz mudas através do Herbário Municipal Sertão da Ressaca e as distribui por meio do Programa de Arborização “Conquista Mais Verde”. Embora a variedade “amarelo” seja a mais comum, ipês de outras cores podem ser encontrados em alguns locais por serem frequentemente utilizados na arborização urbana, plantados em praças, como a Tancredo Neves, também em vias, canteiros, áreas verdes e, até mesmo, em calçadas, desde que haja espaço adequado para seu crescimento.

Na praça Tancredo Neves, em frente ao Memorial Régis Pacheco
Para adquirir uma muda, os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e realizar um cadastro informando onde a planta será colocada. Com a autorização em mãos, é possível retirar a muda no Herbário, situado na Serra do Periperi.
De acordo com o agrônomo do Herbário Municipal, Lázaro Ribeiro, os ipês devem ser plantados em locais ensolarados, com solo bem drenado. Nos primeiros meses, é essencial regá-los de duas a três vezes por semana e aplicar adubo no início da primavera, a exemplo de composto ou húmus de minhoca, para garantir um crescimento saudável.

Viveiro de Plantas no Herbário Muicipal
Sobre o Ipê
Ipê é o nome comum dado a árvores do gênero Handroanthus e anteriormente do gênero Tabebuia, nativas da América do Sul, especialmente do Brasil, onde são encontradas em diversas regiões, como Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.
A palavra “ipê” tem origem na língua Tupi e significa “árvore cascuda”. Este nome popular é utilizado para designar um grupo de nove ou dez espécies que apresentam características semelhantes, sendo reconhecidas por suas flores em diversas tonalidades. Ele ainda pode ser identificado como “pau-d’arco”, “peúva”, “ipé”, “ipeúna”, e “paratudo”.
Embora não seja a árvore símbolo oficial do Brasil, o ipê-amarelo é frequentemente associado ao país devido à sua beleza e ocorrência. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo como a espécie símbolo nacional, consolidando a importância dessa árvore na cultura brasileira.
As flores do ipê atraem uma variedade de polinizadores, especialmente abelhas e beija-flor, que desempenham um papel vital na polinização.







