A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais uma semana de formação para os servidores no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna. Foram contemplados os monitores da Educação Infantil, os professores das Salas de Recursos Multifuncionais, e coordenadores do Núcleo Pedagógico, que ficaram responsáveis para elaboração da proposta curricular da BNCC Computação para toda Educação Básica, um trabalho interdisciplinar com aplicação da informática em todas as matérias.

A formação com monitores da Educação Infantil foi realizada de 22 a 24 de julho. As coordenadoras do Núcleo Pedagógico Kátia Prado e Ronilda Oliveira Rodrigues apresentaram a temática das relações interpessoais num ambiente institucional. Foi discutido um texto sobre tolerância e empatia, fundamental nas relações interpessoais, e todo o contexto, com os monitores envolvidos diretamente com as crianças e que realizam este trabalho, contribuindo para o desenvolvimento delas.

Para a monitora no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Valéria, Valdelice Pereira Santos, conhecida como Zezé, participar da formação é de importância máxima. “A empatia, o amor, a verdade, como já foi dito aqui, são os principais instrumentos para trabalhar com as crianças. Aprender nunca é demais. Tudo o que aprendemos aqui, para poder levar para as crianças, é muito importante”.

Nesta sexta-feira (25), com os professores das SRMs, foi realizada a oficina para construção de recursos pedagógicos para trabalhar atividades especificas com cada aluno. Esta formação foi um complemento da realizada anteriormente. De acordo com a coordenadora Mara Viana, “trabalhamos áreas especificas, cognitivas. Queremos trabalhar o máximo possível dos recursos, hoje, em áreas da função social e motora”.

Para a professora Renata Brandão, da Escola Juiz Dr. Antônio Helder Thomaz, a formação é de fundamental importância. “é uma autoformação. No encontro passado a abordagem foi da matemática, concentração e linguagem. Hoje trabalhando psicomotricidade, áreas de extrema importância para o desenvolvimento dos nossos alunos”.

Coordenadores Pedagógicos e Projeto Educan – Na quarta-feira (23) aconteceu formação com a temática “Metodologias dialógicas entre família e escola na Educação Alimentar e Nutricional (EAN)”. A Nutricionista Laís Silveira Gusmão fez a palestra “Promovendo Educação Alimentar e Nutricional de Crianças – Parceria Escola e Família – Como promover o diálogo, participação e conscientização?”. Ela abordou, na teoria e prática, quais metodologias podem ser desenvolvidas no ambiente escolar, a fim de mobilizar, com maior engajamento e sensibilidade, os pais para uma promoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis das crianças estudantes da rede. “O objetivo é discutir esta parte teórica e as dificuldades, barreiras, que enfrentamos na prática e como transpô-las”, disse Laís.

O coordenador da Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, afirmou que os Coordenadores e professores são a força motriz da educação como um todo, que leva conhecimento ao aluno, oferece conteúdo. “Agradeço a nossa equipe e a vocês que são a ponte principal entre o que é planejado pela nutrição para os professores em sala de aula executarem e termos os resultados satisfatórios. Vocês têm o dom de educar, a paixão, a vontade, e é o que nos ajuda a ter o sucesso. Obrigado pela presença, compromisso que vocês abraçaram”.

A professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da Escola Municipal Padre Aguiar também participou da formação para falar dos projetos realizados na Unidade de Ensino com o Educan, obtendo avanços significativos em parceria com as famílias sobretudo as que têm crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Este ano, com foco nas seletividade, intolerância alimentar e alergias, as meninas do Educan fizeram palestras informativas, temos grupo compartilhando receitas, alguns atendimentos individualizados, a nutricionista do Educan faz uma rotina alimentar. É um grupo de apoio”.

Secretários Escolares – Também foi realizada formação com os secretários escolares durante toda sexta-feira (25), sob o comando da Coordenação de Legalização, com a participação do Busca Ativa Escolar, Núcleo de Prevenção e Monitoramento à Violência nas Escolas (NPMV) e Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT.

A coordenadora de Legalização, Carmen Freitas, trabalhou com o tema “Diversidade, Educação e Legislação” para que em algumas situações nas escolas, os servidores saibam proceder com embasamento legal.

Coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, José Mário Barbosa dos Santos considerou o momento formativo importante. “Estamos trabalhando com o pessoal que é porta de entrada da educação, que faz o acolhimento do público de maneira geral. Em especial vamos entender as novas nomenclaturas do público LGBTQIAPN+, entendendo o nome social, o decreto e as normas legislativas para ter este atendimento mais humanizado”.

O secretário Edgard Larry destacou que são necessárias, dentro das relações interpessoais, atitudes contra  preconceitos e contra a dificuldade de conviver com o diferente. “Todo ser humano é ímpar, tem valor, e uma das premissas do ser humano é o respeito. Vocês estão numa função tão importante que lidam no dia a dia com tantas pessoas, colegas, pais e alunos. Temos a necessidade de compreender que seremos alguma coisa sendo juntos e isto implica em cuidar do outro, compreender”.