Entre os dias 14 e 16 de outubro, no laboratório de informática da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Assessoria de Planejamento e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a I Oficina de Informática em Saúde. O evento teve como facilitadores os professores doutores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Alberto Novaes e Carlos Henrique Alencar, e o doutorando da UFC, Francisco Rogerlândio Martins Melo.

O curso foi destinado aos profissionais da Secretaria de Saúde que trabalham com sistemas de informações. “Nosso objetivo foi dar subsídios para os nossos profissionais que atuam com a coleta e a transmissão de dados. Nós também disponibilizamos vagas para funcionários da Ufba e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que são nossos parceiros na área de ensino e pesquisa”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Mônica Achy.

Durante o curso, os participantes foram apresentados aos programas Tabwin e Epi Info, que possibilitam a produção e a análise de informações importantes para o setor saúde. “O curso também propiciou uma breve atualização sobre os sistemas de informações do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) e o Data SUS”, informou a assessora de Planejamento e Educação Permanente, Eliana Amorim.

“As ferramentas discutidas durante o curso possibilitarão a análise dos dados já existentes nos sistemas de informações do SUS, para que se transforme em conteúdo que possa ser trabalhado por gestores, trabalhadores de saúde, controle social e também por pesquisadores. A metodologia utilizada foi Tabwin e Epi Info, para que, a partir desse exemplo, cada profissional construa a análise de dados que atenda a demanda de seu setor”, explicou o facilitador Carlos Henrique.

Cyro Flores

O participante do curso, o coordenador de Tecnologia da Informação da Saúde, Cyro Flores, já conhecia as versões mais antigas do Epi Info, com o curso ele conheceu a nova versão. Segundo Cyro, a capacitação será muito útil para o trabalho que ele exerce na Secretaria de Saúde. “Este programa nos possibilita criar estratégias próprias para geração de dados, aproveitando as características específicas do nosso município”, avaliou.